Urna de Manoel de Oliveira depositada no jazigo de família no Porto

A urna do realizar português Manoel de Oliveira foi hoje depositada no jazigo de família, no cemitério de Agramonte, no Porto, cerca das 16:20.

Urna de Manoel de Oliveira depositada no jazigo de família no Porto

Durante a cerimónia foram ouvidos aplausos e depositadas rosas brancas junto da urna de madeira castanha do cineasta, que morreu quinta-feira aos 106 anos.

Nas cerimónias fúnebres marcaram presença o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, bem como o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

O actor norte-americano John Malkovich foi outra das personalidades que se deslocaram ao Porto para as cerimónias presididas pelo bispo do Porto, António Francisco dos Santos.

Manoel Cândido Pinto de Oliveira morreu na quinta-feira, aos 106 anos, na sua casa, no Porto, cidade onde nasceu a 11 de Dezembro de 1908, e era o mais velho realizador do mundo em actividade.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", estreada em Dezembro passado, por ocasião do 106.º aniversário.

Lusa/SOL