Esta é a detida mais falada dos últimos tempos

Já tinha ouvido falar em Ayyan Ali? Esta modelo paquistanesa foi detida no passado dia 14 de Março, no Aeroporto de Islamabad, por alegada lavagem de dinheiro.

Ali levava 500 mil dólares na sua mala de viagem, quando o limite legal naquele país é de 10 mil. A modelo nega as acusações e afirma que o dinheiro foi adquirido legalmente através da venda de propriedades. Ali diz que não sabia que era ilegal levar aquela quantidade dinheiro na mala de viagem.

Mas quem é Ayyan Ali? Nascida em 1993 no Dubai, esta jovem de 21 anos começou a carreira de modelo aos 16 e, um ano depois, ganhou o título de ‘Beleza do Ano de 2010’, atribuído pela Calvin Klein. Trabalhou para vários designers, como Hassan Sheheryar Yasin, Karma e Gul Ahmen. Foi também embaixadora das marcas Sunsilk, Ufone, Samsung, Honda e McDonalds.

Após a sua detenção, começaram a surgir rumores de que Ayyan estava a ser beneficiava dentro da prisão de Adiala. Um jornal local, citado pela BBC, afirma que a modelo tem vários móveis na sua cela, uma televisão exclusiva para si, um frigorífico, vestidos para todos os dias e um telemóvel.

A estação televisiva britânica falou com os guardas prisionais, que negaram o facto de Ayyan ter um tratamento especial. Afirmam que a modelo vive numa cela com outras 10 pessoas e que está autorizada a ver os seus familiares duas vezes por semana.

Para além de uma multa muito pesada, Ayyan Ali enfrenta uma pena que pode ir até aos 14 anos de prisão.

joana.alves@sol.pt