“Em ‘American Pie’ as coisas não estão a ir na direcção certa”, disse McLean numa entrevista durante o leilão. “ Estão a tornar-se cada vez menos ideais e idílicas. Não sei se acho isso bom ou mau, mas, de certa forma, é uma canção com uma base em questões morais. Estava por cá em 1970 e continuo por aqui em 2015… Já não há grande poesia e romance em nada, é mesmo isso que retrata ‘American Pie’”, disse o cantor ao Huffington Post.
Para o artista, esta canção “é uma fotografia indescritível da América, que eu tentei capturar através de palavras e da música”.
McLean nunca falou muito sobre este êxito, mas ao longo dos anos foi revelando algumas coisas, como o facto de ‘American Pie’ ser inspirada nos músicos Buddy Holly, Ritchie Valens e J.P. ‘The Big Bopper’ Richardson, que morreram num acidente de avião em Fevereiro de 1959. Este ficou conhecido como ‘o dia em que a música morreu’.
No entanto, McLean não explicou o resto da letra, escrita 13 anos após o acidente que vitimou os três músicos. “Esta música surgiu a partir das minhas experiências. Fez parte do meu processo de aprendizagem, é uma viagem mística ao meu passado”, disse Don McLean em 1982.