Cardeal patriarca com novas funções no Vaticano

Manuel Clemente foi escolhido pelo Papa Francisco para pertencer à Congregação para o Clero e ao Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais. O cardeal patriarca de Lisboa vai assumir funções nestes dois organismos da Santa Sé em breve, de acordo com uma comunicação feita esta manhã pelo Vaticano.

Francisco divulgou hoje as responsabilidades atribuídas aos novos cardeais que foram criados no Consistório de Fevereiro, e que serão assim um auxílio na governação da Igreja Católica. A estreia de Manuel Clemente é na Congregação para o Clero, pois o bispo português já pertencia ao Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

Nesta sua nova função, Manuel Clemente ajudará a Cúria Romana a gerir as dioceses, colaborará no processo de nomeação dos bispos de todo o mundo e de acompanhamento ao trabalho feito pelas várias conferências episcopais.

Manuel Clemente é cardeal desde o início do ano mas está à frente do patriarcado de Lisboa há quase dois anos. Actualmente, e há cerca de um ano, acumula estas funções e cargos com a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa.