Quantas mudanças tem o seu carro? Sete ou oito já é ‘pouco’

A Ford teve um pedido de patente publicado na semana passada, nos Estados Unidos para uma nova caixa de velocidades. Não terá sete, nem oito, nem mesmo nove mudanças: vai ter 11 mais a marcha-atrás.

O pedido de licença, para uma nova transmissão automática, foi lançado pela Ford já em Outubro de 2013, tendo sido publicado no dia 9 de Abril. Trata-se de uma caixa com 11 mudanças, com três configurações distintas possíveis para passar da 1ª à 11ª velocidades.

Isso não significa que a caixa de velocidades venha a surgir em breve, e a ideia pode até ser abandonada, mas é indicadora do caminho que a marca está a seguir em termos de transmissões. A patente serve para proteger a fabricante americana de projectos semelhantes que possam surgir na concorrência.

As caixas de velocidades tiveram uma grande evolução nos últimos anos, principalmente as automáticas. Quando as caixas manuais ‘pararam’ nas seis mudanças, as automáticas – que até vinham menos desenvolvidas com carros de 4 ou 5 velocidades até há pouco tempo – começaram a aumentar. Depois das caixas equiparadas de seis mudanças vieram as de sete e as de oito, entretanto já bastante comuns. A razão principal para apostar nessas configurações prende-se com a redução de consumos e emissões poluentes – o motor funciona a rotações mais baixas com a troca constante de mudanças – e também com a maior suavidade e ritmo contínuo na condução.

Neste momento algumas marcas (Land/Range Rover, Fiat, Chrysler, Jeep, Honda) já lançaram também modelos com uma caixa automática de 9 velocidades. A Ford anunciou até que tem em fase de desenvolvimento uma caixa de dez velocidades para a pick-up Raptor, a lançar em 2017. Contudo, a construtora de Detroit poderá não estar a pensar parar por aí.

emanuel.costa@sol.pt