Em Julho de 2010 Jon e Amber foram pais de gémeos, oito semanas antes do previsto. Charlie teve complicações logo no primeiro ano, sendo até operado duas vezes, mas Jack também começou a revelar algum atraso no desenvolvimento físico, que se foi agravando. Em 2012 foi diagnosticado com diplegia espástica, uma forma de paralisia cerebral que afecta profundamente os movimentos.
Os pais de Jack acabaram por saber de uma cirurgia inovadora em Saint Louis, no estado americano do Missouri, mas as 60 mil libras necessárias (quase 85 mil euros) não estavam ao seu alcance. Foi nesta altura que entraram em cena Alex, Dudley e Pete, colegas de trabalho e amigos de Jon.
Com metade do dinheiro já conseguido pela família e amigos de Jack, os três ingleses decidiram avançar para ‘Um Golpe na América’ (The American Job), uma viagem de Mini pelos Estados Unidos, para angariar o restante. O nome da aventura foi inspirado no filme ‘Um Golpe em Itália’, que nas suas duas versões é ‘protagonizado’ por três carros Mini – um vermelho, um azul e um branco.
Alex, Dudley e Pete têm um Mini cada, seguindo as cores do filme até, e levaram-nos de barco para Nova Iorque, onde começaram a sua odisseia esta semana. O objectivo é percorrer quatro mil milhas, cerca de 6.500 km, passando por dezenas cidades de vários Estados, entre Nova Iorque e Missouri no interior (com paragem no hospital de Saint Louis), e descendo depois para o Tennessee, Geórgia e Flórida antes de subir pela Carolina do Sul e do Norte, Virginia e Pensilvânia até chegar novamente a Nova Iorque.
O objectivo é divulgar o projecto e o site theamericanjob.org e pedir ajuda para que Jack possa ter a sua operação. Neste momento os três Mini já estão no Ohio e conseguiram até agora juntar cerca de três mil dos 42 mil euros esperados.
emanuel.costa@sol.pt