As sandálias ortopédicas que ditam a moda

A história remonta a 1774, quando Johann Adam Birkenstock assumiu  a função de sapateiro em Langenbergheim, uma cidade em Hesse. No entanto, seria o seu neto, Johann Konrad Birkenstock a fazer do apelido um nome que perduraria por mais de dois séculos. 

Johann (neto), desenvolveu a primeira palmilha que se adaptava perfeitamente a todos os contornos do pé e registou a sua descoberta em 1896, passando as palminhas a ser introduzidas em boa parte dos sapatos feitos na altura. Mas foi preciso esperar mais uns anos, para se passar da palmilha Birkenstock para o calçado com o mesmo nome. Em 1902, com a introdução de um suporte flexível dentro da já famosa palmilha, nasce o primeiro protótipo original do que são hoje as mundialmente famosas sandálias.

Em 1963, a marca foi mais longe e lançou o seu primeiro par de sandálias, as "Madrid", que se tornaram um sucesso muito para além das fronteiras alemãs. E em 1982, seguiram-se os primeiros modelos com acolchoamento específico para a zona dos dedos e o início daquilo que viria a ser uma marca global. Ao longo dos anos, a gama de produtos continuou a crescer e, hoje em dia, existem cerca de 800 modelos, produzindo a maior parte de seus produtos na Alemanha e comercializando-os em mais de 80 países.

Num momento em que está a celebrar os seus 240 anos, a marca alemã lança uma colecção Primavera/Verão determinada, mais uma vez, em ditar tendências. Depois de ter posto os mais famosos rostos do cinema e da música a calçá-las – desde Heidi Klum a Julianne Moore, passando pelas irmãs Olsen, Kanye West, Leonardo Di Caprio ou Anne Hathaway – a marca volta a apostar em cores e materiais tendência, sem nunca deixar aquilo por que ficou conhecida: o conforto.

patricia.cintra@sol.pt