Ministro da Ciência e Tecnologia entre 1995 e 2002, deu grande impulso à ciência em Portugal – altura em que, por exemplo, regressaram vários investigadores que estavam no estrangeiro. Em 2005, quando o PS regressa ao Executivo, às pastas da Ciência e Tecnologia soma a do Ensino Superior.
José Mariano Gago encontrava-se doente com cancro, mas terá sido vítima de doença súbita, disse à Lusa a sua secretária.
"O Zé Mariano Gago era uma pessoa excepcional. Um cientista excepcional, um professor excepcional, um amigo excepcional, um político excepcional, um cidadão excepcional" escreveu o seu antigo colega de Governo Augusto Santos Silva no Facebook.
"É aquele que, nas últimas quatro décadas, mais lúcida e incansavelmente combateu pela ciência, a educação científica e a modernização tecnológica da economia e da sociedade", acrescentando: "É o maior exemplo de compromisso público, de empenhamento, de ousadia e eficácia na acção, de intransigência perante a ignorância e a demagogia, que posso indicar aos mais novos".
Porfírio Silva, membro do Secretariado de António Costa, escreveu na mesma rede social: "Resta-nos desejar que o país tenha aprendido alguma coisa do muito que Mariano Gago nos ensinou que se podia fazer melhor, muito melhor. Ensinou-nos, fazendo. Fazendo bem. Um exemplo de como deve ser a política".
Francisco Louçã, ex-líder do BE, também escreveu no Facebook que "a morte precoce de Mariano Gago faz desaparecer o melhor ministro da ciência", governante que, "no desenvolvimento da ciência, foi o ministro mais empenhado e que, por isso, aproximou Portugal de um país do século XXI. Era, além disso, um homem cordial, competente e combativo".
Mariano Gago era licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, onde dava aulas, tendo-se Doutorado em Paris e trabalhado vários anos no CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. Foi um dos responsáveis pela criação da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, gestora da rede de Centros Ciência Viva.
Algumas reacções nas redes sociais, também de vários quadrantes políticos e sociais:
Morreu Mariano Gago. Um dos grandes Ministros de Abril. Um Homem sério e muito inteligente. Estou triste.
— Carlos Zorrinho (@czorrinho) April 17, 2015
Impressionante. Não vão 15 dias que vi Mariano Gago, como habitualmente, no Kaffeehaus. Que descanse em paz. #fb
— Michael Seufert (@seufert) April 17, 2015
Morreu Mariano Gago. Pelo que sei, a trabalhar intensamente nas últimas semanas, como sempre fez. É uma notícia muito muito triste.
— Pedro Magalhães (@PCMagalhaes) April 17, 2015
A morte de Mariano Gago é uma grande perda para o país e para a ciência. Felizmente, deixou-nos um grande legado também.
— Alda Telles (@AldaTelles) April 17, 2015