Os anos 80 voltaram. E as Barbies também

Este fim-de-semana o Hotel Villa Rica, em Lisboa, acolhe a 2.ª Convenção Nacional de Coleccionadores Barbie, que este ano tem como tema os ‘Saudosos anos 80’. Nesta viagem ao passado, os coleccionadores juntam-se e trazem as suas bonecas vestidas de acordo com o tema da edição. Para avaliar os melhores, haveráum concurso que culminará com…

Sara Marçal, directora da Mattel, relembra que se assinalam em 2015 os 31 anos da venda da Barbie em Portugal e por isso aparecem agora as grandes primeiras fãs “que tem em média 35 anos e que já brincaram com esta boneca. Para a Mattel esta é uma geração muito importante não só pelas coleccionadores, mas também por estarmos agora pela primeira vez com uma geração de mães que tem esta nostalgia da marca”. Mas a grande mentora desta convenção – a primeira aconteceu em Coimbra e celebrou os 55 anos desde o lançamento da marca – é Margarida Campos, Fundadora do Clube da Barbie.

Margarida lembra-se que tinha 11 anos quando, depois de ter pedido aos pais com “muita insistência, mesmo”, ganhou a sua primeira Barbie. “Foi a Barbie ‘Day to Night’  e recebi-a no Natal”. Coleccionadora há cerca de 15 anos, acompanha tudo o que pode sobre este universo. Falamos das muitas convenções que acontecem um pouco por todo o mundo. “Nos EUA reúnem-se anualmente cerca de 800 coleccionadores numa convenção, e na Europa também se fazem algumas em Milão, Madrid e Paris”. Conhecendo de perto o que se fazia lá fora, decidiu há pouco mais de um ano, trazer o evento para Portugal: “Através do Facebook temos conseguido reunir dezenas de coleccionadores portugueses e organizar também convenções em Lisboa, colocando a nossa capital no roteiro dos coleccionadores!”. E apesar de ter uma vasta colecção destas bonecas, não esconde a sua preferência: “É a Barbie ‘Versace’, que andei anos a perseguir em leilões até a conseguir por um bom preço. Parecia uma miúda, foi uma alegria fantástica quando a recebi em casa”.

Para esta 2.ª Convenção Nacional, a Mattel vai oferecer a cada participante uma Barbie ‘Spotlight on Broadway’, criada em exclusivo para a convenção global, que veste um traje de gala inspirado na avenida de teatros mais célebre de Nova Iorque.

patricia.cintra@sol.pt