Tudo aconteceu em Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia, no domingo. Segundo os órgãos de comunicação locais, Dwayne Harvard, de 46 anos, deu boleia para casa a Anna Mazzetti, namorada de Sutton. Num ataque de ciúmes o seu companheiro, de 36 anos, terá ameaçado os dois com um bloco de betão e depois com uma faca.
É nesta altura que a história ganha contornos mais confusos. Segundo Harvard, durante a discussão o namorado de Mazzetti ameaçou os dois de morte, pelo que o condutor decidiu arrancar para fugir. Anna Mazzetti não chegou a sair do carro e Sutton agarrou-se ao capô. Dwayne Harvard continuou em frente pela auto-estrada 28, passou por sete cidades – Springdale, Harmar, Frazer, East Deer, Tarentum, Fawn e Harrison – ao longo de quase 18 quilómetros e chegou a conduzir a 85 milhas por hora (137 km/h). Disse que esteve sempre a temer pela sua vida e só parou quando a polícia o interceptou.
Já a polícia – que acusou Harvard de vários crimes, incluindo ofensas corporais simples e agravadas e condução perigosa – afirmou que o condutor avançou o carro contra Sutton, que saltou para se agarrar ao capô e evitar ser atropelado. No entanto, a namorada deste defende o condutor e ambos garantiram ao Channel 11 de televisão – que conseguiu imagens vídeo do carro durante a viagem – que estiveram sempre em contacto com o serviço de emergência, a relatar a situação.