São pessoas que se estão constantemente a aproveitar de si, e da sua boa vontade, e nunca dão nada em troca. Sente-se usada por elas e não sabe o que fazer para se afastar?
Rosemary K.M. Sword, terapeuta, e Philip Zimbardo, psicólogo, fizeram uma lista dos cinco passos a seguir para acabar um relacionamento tóxico de uma maneira saudável:
1. Reveja comportamentos negativos do seu passado: É sempre complicado fazer uma auto-análise de si mesmo e do seu relacionamento. Comece a pensar se passa tempo com essa pessoa porque tem pena dela, ou se fica esgotado cada vez que passam uma tarde juntos. Pense se está a oferecer mais do que aquilo que recebe em troca. Está na altura de parar com a negação e analisar aquilo que sente com honestidade.
2. Pense como se sente actualmente: Todos os relacionamentos dão algo em troca. Até mesmo as relações tóxicas. Tente encontrar benefício no relacionamento com essa pessoa “tóxica”. Isto é, perceba se ela o faz sentir bem ou culpado de alguma maneira. Será que essa pessoa o relembra de outra relação tóxica passada?
3. Faça coisas que o façam sentir-se bem: Por exemplo, comece a ter aulas de ioga ou marque jantares com os seus amigos. Está na altura de recordar os tempos em que se sentia bem e não como se sente agora – triste, zangado, frustrado.
4. Rodeie-se de pessoas positivas: Escolha bem as pessoas com quem convive e tente afastar-se das pessoas que lhe fazem mal. Seleccione bem as suas companhias e vai ver que a sua vida começa a melhorar.
5. O que atrai essas pessoas tóxicas?: Pense se há algo na sua vida, ou comportamento, que atrai este tipo de pessoas e tente “curar” essa faceta. Analise outros relacionamentos tóxicos que já tenha tido e não seja tão duro consigo mesmo. Perdoe-se e perceba que merece alguém que o trate bem, para que estes relacionamentos deixem de o “perseguir”.