Anna Mascolo, figura central da dança, homenageada em exposição

Para comemorar e assinalar o Dia Mundial da Dança, é inaugurada hoje a exposição “Tempos de Dança: Evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo”, na galeria de exposições temporárias do Museu Nacional do Teatro e da Dança, pelas 18h00.

A mostra, que estará patente até dia 30 de Setembro de 2015, pretende homenagear a carreira de Anna Mascolo, centrada sobretudo no seu grande contributo enquanto pedagoga, formadora e produtora de conhecimento no domínio da dança e do ensino artístico em Portugal, bem como a actividade desenvolvida pelo Estúdio-Escola, que tem formado, ao longo de mais de 50 anos, alguns dos maiores bailarinos portugueses.

De acordo com um comunicado da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), poderão ser vistos dois tutus que marcaram a carreira da bailarina e fotografias que documentam a actividade do Estúdio-Escola. Incluem-se outros objectos e documentos, como colecções de cartazes de dança, música e teatro e uma rara colecção de gravuras de figurinos para dança de Leon Bakst. 

Durante a inauguração estarão presentes o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a homenageada Anna Mascolo, o diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva e também muitos dos ex-alunos do Estúdio-Escola e outras personalidades ligadas à dança.
O Dia Mundial da Dança vai ser celebrado por todo o país. Em Braga, poderá assistir hoje e amanhã a Pele, às 21h30 no Theatro Circo. Com direcção de Miguel Moreira e interpretação e co-criação de Catarina Félix, Regina Fiz e Sandra Rosado, trata-se de um espectáculo que se desenvolve entre o teatro e a dança. 
Também no norte do país, a cultura cigana vai marcar presença na Casa da Música com Romani, com direcção artística e coreografia de Isabel Barros.

Veja aqui mais sugestões

simoneta.vicente@sol.pt