"Se estiveres muito tempo na estrada acontecem acidentes, tanto num veículo convencional como naqueles que são 'conduzidos' automaticamente. Em seis anos de testes, tivemos 11 acidentes menores em mais de 2,7 milhões de quilómetros percorridos", disse na segunda-feira Chris Urmson, director do programa da Google.
Chris Urmson vincou o facto de os acidentes terem sido todos de "menor consequência" e garantiu que todos eles se ficaram a dever a manobras de condutores que seguiam nos seus próprios veículos e não dos carros da Google.
"Em nenhum dos casos o acidente foi provocado pelo automóvel sem condutor", disse.
O projecto de carros sem condutor da Google foi iniciado em 2009 e projectado para o longo prazo e desde então cerca de duas dezenas de Lexus RX450h equipados com sensores já percorreram, e guardaram imagens tridimensionais, 2,7 milhões de quilómetros, fundamentalmente em auto-estradas e estradas nacionais.
Desde há dois anos que os carros da Google circulam também nas ruas de Mountain View, Califórnia, onde o gigante tecnológico tem a sua sede.
No entanto, para ser homologado e aceite pela indústria, o projecto da Google terá de encontrar um encaixe legal na legislação sobre circulação porque em caso algum os actuais diplomas consagram a possibilidade de veículos circularem sem condutor.
Lusa/SOL