Polícia surpreendida com número de passageiros numa carrinha

A polícia de Guizou, província do sul da China, mandou parar uma carrinha que parecia ziguezaguear na estrada. Quando as portas as abriram e os passageiros começaram a sair, os agentes não queriam acreditar: 51 pessoas saíram do veículo de seis lugares.

Carrinhas a transportar trabalhadores de construção civil no início ou no final do dia são uma imagem comum nas estradas de todo o mundo. Mas na China os números são sempre maiores, como demonstra este caso insólito ocorrido na noite de domingo para segunda-feira. Apesar de ter apenas duas pessoas na frente, o condutor e o passageiro do lado, a polícia de Guizou achou estranho que a carrinha não tivesse uma condução correcta – além de ter o pára-choques traseiro quase a roçar no chão.

Um vídeo colocado na internet esta quarta-feira mostra como na parte de trás, em pé, estavam ‘empacotadas’ outras 49 pessoas. Segundo o Mail Online, que cita o site chinês People’s Daily, o condutor disse aos agentes que estava a levar os operários para um local de construção afastado das suas casas, para trabalharem durante toda a semana. Explicou que poupava tempo e viagens ao conseguir levar tantos passageiros de uma vez, tendo retirado os quatro bancos traseiros para dar mais espaço.

Além de tudo isto, o vídeo de dois minutos ainda revela que muitos trabalhadores levavam consigo equipamento de segurança, como capacetes na cabeça, e algumas ferramentas e sacos na mão.

emanuel.costa@sol.pt