Selfie de doente de cancro mostra o lado negro dos solários

Tawny Willoughby, uma mãe norte-americana de 27 anos, é o rosto de uma foto que se tornou viral e que é mais um alerta para os perigos dos solários.

A selfie que publicou no Facebook mostra o rosto ferido e queimado depois da aplicação de um medicamento contra o cancro da pele.

“Se alguém precisar de um bocadinho de motivação para não usar um solário, aqui vai! Isto é o aspecto do tratamento para o cancro da pele”, escreveu como legenda da seguinte imagem, repartilhada milhares de vezes:

As lesões visíveis no rosto de Tawny não são directamente causadas pelo cancro, mas são antes um efeito secundário do imiquimod, uma substância usada para estimular o sistema imunitário a combater as células cancerosas.

No entanto, são o ‘preço’ a pagar pelas cinco sessões semanais de solário que fazia quando era adolescente, explica Tawny.

“Usem protector solar e spray bronzeador. Só temos uma pele e devemos cuidar dela. Aprendam a partir dos erros de outras pessoas. Não deixem que o bronze vos impeça de ver os vossos filhos crescerem”, alerta.