Directores do CERN em Coimbra

O director-geral do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), Rolf Heuer, e a sua sucessora, a italiana Fabiola Gianotti (a primeira mulher no cargo, que ocupará no início de 2016) estarão amanhã, sexta-feira, na Universidade de Coimbra para debater os desafios futuros para a comunidade de investigadores portugueses e europeus em física de partículas.

A delegação traz as mais recentes novidades e uma análise ampla à definição da política europeia a respeito das futuras gerações de aceleradores, os dispositivos tecnológicos que têm servido para experimentar diversos conceitos da física teórica. O maior exemplo é o LHC, o Grande Colisionador de Hadrões, que conseguiu, em 2012, as primeiras observações do bosão de Higgs. Um dos grupos de investigadores que atingiu o feito foi, justamente, o de Fabiola Gianotti, que anunciou os resultados da descoberta.

A delegação do CERN promove estas visitas periódicas aos países membros. Portugal faz parte da organização há 30 anos através do LIP – Laboratório Associado, que congrega 80 investigadores e doutorandos repartidos pelas universidades do Minho, de Coimbra e de Lisboa.

ricardo.nabais@sol.pt