‘Grelhada mista’ no pão? Tinha que ser nos Estados Unidos

É do conhecimento geral que os Estados Unidos são o paraíso da comida fast-food, com dezenas de cadeias de restaurantes de vários tipos, muitas delas internacionalizadas para o resto do mundo. Nos últimos meses chegaram ao mercado vários menus ‘estranhos’ e a Carl’s Jr. prepara-se para lançar mais um: hambúrguer, cachorro quente e batatas fritas…

O Most American Thickburguer, qualquer coisa como o ‘mais americano hambúrguer grosso’, vai ser lançado na próxima semana nas cadeias Carl’s Jr. e Hardee’s, que juntas têm mais de 3.300 restaurantes nos Estados Unidos e ainda alguns noutros países.

Com um hambúrguer, uma salsicha de cachorro, batatas fritas e salada, o Most American quase parece uma grelhada mista, e ainda tem queijo americano a derreter pelo meio. Tudo junto compõe uma sanduíche com 1.034 calorias e 64 gramas de gordura. Um site de notícias até brincou com o nome do menu: “Mais americano, só se fosse cozinhado por águias e viesse com uma fatia de tarte de maçã”.

Além de ser um bocado absurdo, o novo hambúrguer parece ter sido mais complicado de criar do que à primeira vista parecia. O responsável de marketing da empresa, Brad Haley, disse há dias que o Most American Thickburguer demorou quase 10 anos a desenvolver.

O lançamento da Carl’s Jr. é o mais recente de uma onda de produtos ‘estranhos’ por parte de algumas das principais cadeias dos Estados Unidos. A Taco Bell apostou no ‘taco de waffle’ e depois o ‘taco de biscoito’ (não se trata de bolacha, mas sim de um pão parecido com um scone); a Burger King lançou um gelado com sabor a bacon; e a KFC introduziu em alguns restaurantes o Double Down, um cachorro-quente no qual o que envolve a salsicha não é pão, mas sim frango frito.  A própria Carl’s Jr. já tinha lançado em Março um hambúrguer que se distinguia da concorrência. O Thickburguer El Diablo é, segundo a marca, o mais picante entre as principais cadeias de fast-food do país.

Um pouco por todos os Estados Unidos há restaurantes com menus ainda mais extravagantes, com dezenas de ingredientes, alguns totalmente inusitados, e milhares de calorias. No entanto, são normalmente espaços únicos ou cadeias muito reduzidas, que usam esses produtos precisamente como chamariz. Quando se entra no campeonato dos milhares de restaurantes e milhões de sanduíches, pizas ou tacos servidos, é mais difícil arriscar com produtos de nicho. No entanto, estas apostas recentes mostram que a comida saudável ainda não ganhou a batalha.

emanuel.costa@sol.pt