Lenovo entra oficialmente no mercado nacional

A Lenovo, a maior vendedora de computadores a nível mundial, divulgou recentemente a sua entrada oficial em território nacional. Trouxe dispositivos e uma nova estratégia, apostando em formar uma equipa totalmente portuguesa. Uma lista encabeçada por Miguel Coelho, que deixou bem vincado o objectivo de chegar ao segundo lugar de vendas no mercado português. Novos…

Mas esta estratégia requer dispositivos, e Carlos Cunha, business manager da marca, mostrou uma gama abrangente, desde tablets, ultrabooks, all-in-one e máquinas de desempenho puro para gamers. Seguem a filosofia “um dispositivo para cada utilizador e para cada nível de preço”.

Os tablets figuram entre as maiores apostas, e foi mostrado não apenas um, mas diferentes conceitos e potenciais. Para quem se estreia neste 'mundo' a marca apresenta dois dispostivos, o TAB 2 A7-10 e o A7-30. Ambos vêm equipados com ecrã IPS, processadores quad-core MediaTek, até 32GB de capacidade, som Dolby e a versão 4.4 do Android. O A7-30 acrescenta a tecnologia 3G e a capacidade para chamadas ou streaming de vídeo e músicas.

Ainda no mesmo segmento tablet, encontramos o TAB 2 A8 e o TAB 2 A10, e a designação sugere dois tamanhos, 8 e 10 polegadas. O A8 tem um ecrã HD, câmara fotográfica de 5mp, som Dolby Atmos, dois slots para cartão SIM 4G/LTE, pesa apenas 380grs e tem uma autonomia para 8 horas.

O A10 difere pelo ecrã FHD, que dá primazia aos brilhos e detalhes. Está equipado com tecnologia de som Dolby Atmos, processador quad-core MediaTek, conectividade 4G/LTE, WIFI e uma câmara de 8mp.

O Yoga Tablet 2 é invulgar. Está disponível com sistema Windows ou Android em versões de 7 ou 10 polegadas, e uma versão PRO de 13''. A sua mais valia é a sua sui generis base, que lhe permite três diferentes modos de utilização. As versões 'normais' carregam processadores Intel Atom, Dolby Audio e Wolfson Master HiFi, uma câmara posterior de 8 mp, conectividade Wi-Fi e 4G, porta micro USB com OTG e uma bateria de elevada capacidade.

Destaque para a versão Windows, que alberga o Office 365 (subscrição de um ano) e a tecnologia AnyPen da Lenovo, que possibilita a uma caneta ou lápis vulgar transformar-se numa ferramenta de escrita, não sendo necessário um ponteiro especial. Os utilizadores podem usá-la directamente no ecrã táctil, como numa folha de papel.

A versão Yoga 3 PRO distingue-se em qualidade e design. É um PC convertível, extremamente fino, que apresenta uma curiosa dobradiça em forma de bracelete que permite rodar totalmente o ecrã QHD+ de 13''. Para o desempenho possui um processador Intel Core M, memória interna SSD de até 512 GB e uma gráfica Intel, ao passo que na qualidade sonora a marca apostou em altifalantes JBL Premium com tecnologia Waves Áudio. A bateria anunciada é de 9 horas.

O Ultrabook X1 Carbon apresenta um corpo estilizado em carbono, um novo ecrã de 14’’ FHD de alto brilho, processadores Intel de quarta geração (I5 ou I7) e um disco PCIe, que assegura 80% mais desempenho que um SSD convencional. Possui um leitor de impressões digitais e um teclado retroiluminado, e na lateral, 3portas USB 3.0 e uma Mini DisplayPort. O design esconde ainda um inovador  sistema de controle térmico com ventiladores internos, duplas saídas de ar e ventoinhas exclusivas e silenciosas, tudo numa espessura de 18,1mm e somente 1,3 kg de peso. A autonomia anunciada é de 9 horas de utilização.

Para os ‘gamers’ a Lenovo apresenta o modelo Y-50. É uma 'peça' para apreciar, com o corpo negro em metal escovado e rectas bem definidas. Possui um ecrã IPS Ultra-HD com tecnologia LED-Blacklight de 15,6'' (a versão Y-70 possui 17''), processador Intel I7, 256 GB de disco SSD, 16GB de RAM e uma parelha de gráficas, juntando uma Intel HD4600 e uma NVidia GTX 960M (4GB). Finda as características com um teclado retroiluminado, altifalantes JBL com Dolby Advanced Audio V2, conectividade WIFI, Bluetooth 4.0, leitor de cartões e portas USB: duas USB 3.0, USB 2.0, HDMI e um audio jack combo, para micro ou headphones.

A marca divulgou também a próxima chegada de all-in-one, desktops virados para a época do regresso às aulas, que irão conciliar a facilidade utilização, funcionalidade e preços.

oscar.rocha@sol.pt