I have a dream

Os jovens irmãos Stéphane e Vanessa pertencem à terceira geração de uma família que há muito vinha lutando por um sonho. Tudo começou com o avô, o Poupa (Pôpa na gíria), que ficou com a alcunha devido à enorme melena de cabelo que lhe caía sobre os olhos. Pois o Pôpa tinha um sonho -…

Com as devidas distâncias, faz-me lembrar a perseverança de Martin Luther King, o activista defensor dos Direitos Humanos que, a 28 de Agosto de 1963, proferiu um histórico discurso, apelando ao fim do racismo nos EUA, sempre acompanhado com a célebre frase 'I have a dream'. 

O Pôpa não o conseguiu, é certo, mas essa ambição transmitiu-a ao filho (conhecido como Zeca do Pôpa), que entretanto emigrou para França, onde foi fazendo o seu pé de meia. Finalmente, em 2003, comprou a Quinta do Vidiedo, em Adorigo, Tabuaço, e foi-lhe juntando pequenas parcelas, a maioria com vinhas velhas.

O sonho tomava forma e, em 2008, o Vidiedo passava a chamar-se Quinta do Pôpa em homenagem àquele que tudo tinha começado. Agora, em pleno coração do Douro, na região seca e quente do Cima Corgo, são os jovens Stéphane e Vanessa quem dá vida à ambição desta família. Hoje, já produzem vinho, mas não esquecem quem deu alma à realidade que presentemente se abre à frente dos nossos olhos: o avô Pôpa. E foi para lhe prestar tributo que lançaram o Homenagem, um vinho tinto pensado desde 2008 e concretizado em 2014. Vinificado em lagar, estagiou em barricas durante nove meses e esteve dois anos em garrafa. É um tinto intenso, com boa fruta e onde detectamos as especiarias dadas pelo estágio em carvalho. Volumoso na boca, taninos elegantes, promete grande capacidade de envelhecimento. Gostei muito. Por isso homenageio aqui também a memória do Pôpa.

No almoço que me reuniu à família, destaco ainda alguns dos outros vinhos que nos acompanharam à mesa como o Pôpa branco 2013, os tintos Pôpa VV 2009 e Pôpa 2012 e um Pôpa Doce 2012, todos eles a dignificarem a homenagem. 

jmoroso@netcabo.pt

PÔPA HOMENAGEM 
Ano: 2009
Região: Douro
Castas: Vinhas Velhas (40%), 
Tinta Roriz (35%), Touriga Nacional (25%)

PÔPA BRANCO
Ano: 2013
Região: Douro
Castas: Viosinho (40%), Cerceal (20%), 
Folgazão (20%) e Rabigato (20%)

PÔPA VV
Ano: 2009
Região: Douro
Castas: Mais de 21 castas 
de vinhas velhas

PÔPA TINTO
Ano: 2012
Região: Douro
Castas: Tinta 
Roriz (35%), 
Touriga Nacional (25%), 
Touriga Franca (20%) 
e Vinhas Velhas (20%)

PÔPA DOCE TINTO

Ano: 2012
Região: Douro
Castas: mais de 
21 castas de 
80 anos de idade