Manas Kongpan vai ser interrogado por dirigentes militares e pode vir a ser expulso caso se demonstre que violou o código de conduta, afirmou o chefe do exército, Udomdej Sitabutr.
O mandado de detenção por crimes relacionados com tráfico de pessoas contra Manas Kongpan foi emitido pelo tribunal provincial de Songkhla.
Em meados do mês passado, o primeiro-ministro, o general Prayuth Chan-ocha, rejeitou as alegações que apontavam para uma ligação de militares às redes de tráfico de seres humanos.
O vice-primeiro-ministro e ministro dos Assuntos Exteriores, Tanasak Patimapragorn, também negou, na sexta-feira, a implicação de militares quando questionado durante uma conferência de imprensa convocada a propósito da reunião especial realizada em Banguecoque para abordar a crise migratória da região.
Segundo o jornal Bangkok Post, as provas encontradas durante uma operação contra as máfias, incluindo um recibo de uma transferência bancária em nome de um militar, apontam para o presumível envolvimento de altos oficiais.
Lusa/SOL