A frescura não engana e é tentadora, faltava ver a preparação e o serviço. Bem confeccionados e 'encaminhados' até à nossa mesa por pessoal simpático e eficaz, os vários pratos escolhidos aguardavam então o que ali nos tinha levado.
Começámos com um Herdade São Miguel Sauvignon Blanc e como sabemos que não é fácil trabalhar esta casta no Alentejo (mais precisamente no Redondo, numa propriedade de 175 ha em solos argilo-xistosos), fizemos a prova com enorme curiosidade. Um vinho que Alexandre Relvas afirma ir a encontro dos inúmeros pedidos de turistas que nos visitam e que se mostrou muito aromático (objectivo do enólogo Mário Andrade), com frutos tropicais e notas de espargos e a revelar untuosidade, muito vegetal e persistência na boca. Dele se fizeram 7.500 garrafas e provou estar à altura da mariscada que não parava de chegar ao nosso prato.
O vinho que se seguiu foi o Colheita Seleccionada, fermentado em barricas de 400 litros onde permanece por muito pouco tempo. Apresenta aromas de frutos tropicais casados com notas de manteiga e revela muita frescura e bom ataque na boca. A passagem por barrica, ainda que rápida, conferiu-lhe complexidade e tornou-o um vinho gastronómico.
O casamento (sempre harmonioso) com os mariscos continuou com o Rosé, vinho que é fortemente exportado para a Bélgica e que já deu à Herdade São Miguel o título de maiores produtores de rosé no Alentejo. Um rosé com grande valor gastronómico, revelando frutos tropicais e frutos vermelhos, tudo marcado pela mineralidade e frescura.
Com os seus 20 anos de existência, a Herdade São Miguel produziu no último ano 3,6 milhões de garrafas e exportou 70%. E com esta prova, demonstrou bons vinhos para alegrar as tardes quentes de Verão.
Herdade São Miguel Sauvignon Blanc
Ano: 2014
Região: Alentejo
Casta: Sauvignon Blanc
Preço: 7 euros
Herdade São Miguel Rosé
Ano: 2014
Região: Alentejo
Castas: Aragonez e Touriga Franca
Preço: 5 euros
Herdade São Miguel Colheita Seleccionada
Ano: 2014
Região: Alentejo
Castas: Antão Vaz, Verdelho e Viognier
Preço: 5 euros