1) Demasiados cremes para o rosto: Como se costuma dizer, “tudo o que é de mais, faz mal”. Retinol, ácido salicílico e o ácido glicólico fazem bem à pele, mas quando são usados de uma forma excessiva podem causar irritação. Quando essa irritação surge muito perto da zona ocular, pode provocar o aparecimento de papos. Ao esfregarmos ainda mais essa área, provocamos uma inflamação o que ainda vai piorar mais a situação. Um conselho: Evite passar cremes muito perto do olho e use os ossos à volta da órbita como ‘barreiras’.
2) Restos de champô: Podemos não nos aperceber, mas, quando estamos a lavar a cabeça, podemos ficar com resíduos de champô ou condicionador nas pálpebras, explica Matthew Zirwas, director do Contact Dermatitis Center, da Universidade de Ohio, EUA. Acrescentando eyeliner, rímel ou base a estes resíduos, está criada a ‘bomba’ perfeita para o aparecimento de irritações na zona ocular. Por isso, enxagúe bem a cara depois de lavar o cabelo.
3) Demasiado sal: Uma dieta rica em sal faz com que tenha uma maior tendência para reter líquidos nas zonas mais inimagináveis. Uma delas é a área por baixo dos olhos Ellen Marmur, do Cento Monte Sinai. Preste mais atenção aos alimentos que consome e à quantidade de sal que ingere diariamente.
4) Perda de peso: Quando envelhecemos, as nossas bochechas têm tendência para emagrecer e, consequentemente, os papos nos olhos são realçados. Este problema pode acontecer também quando se submete a uma dieta e tem uma perda de peso drástica. Para combater este problema sem correr a intervenções cirúrgicas, experimente colocar compressas frias nos olhos.