Os 10 principais benefícios fisiológicos da prática do golfe

O golfe é um desporto muito versátil. Frequentemente, podemos assistir diferentes gerações a jogar a mesma partida, sem preocupação com a idade ou condição física.

Seguem 10 benefícios fisiológicos associados a esta modalidade:

Endorfinas

Jogar golfe não é só fisicamente saudável, é também uma potente e natural forma de promover a produção de hormonas que nos dão prazer, na nossa corrente sanguínea. Estas hormonas dão-nos prazer. Esta produção acontece quando jogamos uma volta de golfe descontraída, na companhia de amigos, de preferência com uma temperatura amena e o sol a brilhar.

Exercício Físico

Para a maioria dos golfistas o jogo faz-se a andar o que, jogando uma vez por semana, representa cumprir entre 5 a 7 km, em 4 a 5h. As últimas recomendações para obter benefícios na saúde apontam para um volume de actividade física moderada, na ordem dos 150 a 300 min/semana. Estes benefícios passam pela promoção do sistema cardiovascular, a diminuição do colesterol “mau”, facilitar a perda de peso e aumentar o metabolismo basal. Um jogo de golfe num indivíduo com um peso médio de 75 kg, tem um gasto calórico entre 300 a 400 Kcal/h, se carregar os tacos.

Saúde dos ossos

Exercícios que suportem o peso do corpo são excelentes para a saúde dos ossos. Sabe-se que este tipo de exercício regular ajuda a promover a manutenção da massa isenta de gordura (músculos), que ajuda a suportar um esqueleto forte. Este tipo de exercício físico ajuda, também, a prevenir a degeneração da massa óssea, incluindo a osteoporose. Para beneficiar ao máximo da gravidade, é fundamental carregar os tacos às costas.

Redução do stress e do colesterol

O golfe também reduz o stress e o colesterol. Um único jogo pode queimar mais do que 1000 Kcal, o que é uma boa maneira de ficar em forma, assim como usar o excesso de gordura corporal. Um jogo promove a frequência cardíaca, aumenta a circulação sanguínea, transformando este desporto numa boa actividade cardiovascular. Uma boa condição cardiovascular, por sua vez, está associada a uma diminuição do stress e do “mau” colesterol.

“Brain Power”

Fazer um jogo de golfe pode ajudar a promover a eficiência cerebral. Alguns estudos demonstraram que são criadas novas células cerebrais e mais sangue é bombeado para o cérebro, quando um indivíduo é activo em determinados tipos de exercício aeróbio.  Estimular o cérebro, associado a uma alimentação saudável e à prática de exercício físico pensa-se que pode ajudar a prevenir Alzheimer, já que é estimulada a circulação sanguínea, assim como a promoção das ligações nervosas. O golfe está constantemente a desafiar a mente em termos de coordenação, concentração, visualização e estratégia, na preparação de cada tacada. Assim como todas as acções não verbais que ocorrem enquanto se espera pela vez de jogar: como por exemplo, o ritmo de jogo, a selecção de tacos dos outros jogadores, o sucesso ou insucesso.

Social

O golfe é um desporto que pode ser jogado em vários locais do país. A actividade social deste desporto torna-o especial, promovendo o bem estar físico e mental, já que é realizado em interacção com a natureza, como atestam vários estudos realizados.

Vitamina D

Esta vitamina é essencial para a saúde dos ossos e regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue. Ajuda, também, a regular o crescimento das células da pele. Enquanto se pode ingerir alimentos ricos em vitamina D, o corpo pode produzi-la, bastando apanhar algum raios de sol, como acontece ao jogar golfe ao ar livre.

Sono

A ciência tem mostrado como a prática de exercício regular promove tudo de bom que o sono nos traz. Adormecer mais rapidamente e ficar num sono profundo durante mais tempo, pode ser melhorado com a prática regular de golfe, melhorando a recuperação e reparação muscular. 

Auto confiança, concentração

A natureza deste desporto requer que se treine a mente para a concentração e todos os sucessos promovem a auto-confiança. Quer seja um jogador profissional ou “weekend putter walking in the nature”, os sucessos são sempre experiencias positivas e construtivas.

Emocional

Como em todos os desportos, a emoção traz experiências enriquecedoras. O golfe não é excepção. Este jogo de eleição, praticado ao ar livre e num ambiente de descontração, pode trazer emoção a cada tacada, a cada buraco e a cada jogo.

Artigo escrito por José Pedro Almeida ao abrigo da parceria entre a ZPPT Golfe Performance com o Jornal SOL.

José Pedro Almeida, NG360-GPS,TPI-CGFI, NSCA-CPT – Fisiologista das Selecções Nacionais e 

Director do ZPPT Golf Performance