Mundo Jurássico (Jurassic World) esmaga recordes de bilheteiras

O quarto filme da saga Parque Jurássico (Jurassic Park) arrecadou mais de 500 milhões de dólares no fim-de-semana em que se estreou. É a maior estreia mundial de sempre, à frente do segundo capítulo da saga Harry Potter (2011).

Já sem Michael Crichton como autor (falecido em 2008) nem Steven Spielberg como realizador (mantém-se como produtor executivo, mas entrega a direcção a Colin Trevorrow), Mundo Jurássico arrastou milhões de espectadores em 66 países, incluindo Portugal.

Os números impressionantes não batem um recorde com especial significado em Hollywood – o do melhor fim-de-semana de abertura nos Estados Unidos, que continua nas mãos de Os Vingadores (2012), logo à frente deste novo capítulo jurássico – mas garantem a melhor estreia de sempre em países como Hong Kong e o Panamá, e a segunda melhor em França, Austrália e Rússia, entre outras nações.

Ainda assim, nos Estados Unidos e Canadá (país que entra nas contas da América do Norte), Mundo Jurássico consegue a melhor estreia de sempre de um filme em Junho, o melhor fim-de-semana da Universal Pictures, e a melhor estreia em IMAX e 3D, entre outros registos.

Apesar de ser já um blockbuster, o filme protagonizado por Chris Pratt e Bryce Dallas Howard é menos consensual no que diz respeito à crítica. O agregador Rotten Tomatoes contabiliza um feedback positivo de 70%, enquanto o Metacritic soma um score de 59% num lote de 48 críticos.