Estas tarifas transitórias aplicam-se aos clientes que ainda não transitaram para o mercado liberalizado, onde os preços são definidos pelos comercializadores. A extinção das tarifas reguladas está prevista para o final de 2017 e até lá a ERSE define os preços para quem ainda não mudou.
Segundo os valores agora aprovados, a parti de de 1 de Julho, os preços para os clientes de gás natural com consumo inferior ou igual a 10 mil m3 (domésticos e pequeno comércio) vai diminuir 3,5%. Há uma redução de 5% para os consumos acima de 10 mil m3 (pequena indústria) e de 2,9%, para os consumidores de média pressão (industriais).
As variações tarifárias beneficiam de um conjunto de factores no sector energético, nos quais se destaca a diminuição do preço do petróleo. Em Maio já tinha havido uma descida devido à queda da cotação do barril de Brent nos mercados internacionais.
Em termos acumulados, as descida de Maio e Julho serão de 7,3% para os clientes domésticos e pequeno comércio, de 11,3 % para a pequena industria e 12% para os industriais.