Depois de uma qualificação em que venceu os dez jogos realizados (oito na fase de grupos mais dois no palyoff), com 29 golos marcados e dez sofridos, a equipa treinada por Rui Jorge tem como objectivo qualificar-se para os Jogos Olímpicos que se irão realizar no Rio de Janeiro em 2016.
Para o conseguir, algo que não acontece desde 2004, a equipa portuguesa poderá fazê-lo de duas formas. Uma é fechar a fase de grupos nos dois primeiros lugares e assim garantir a passagem às meias-finais. Outra é terminar em terceiro no Grupo B e a Inglaterra ser uma das semifinalistas. Como os ingleses não levam equipa de futebol aos Jogos Olímpicos (participam enquanto Reino Unido), a vaga seria atribuída ao vencedor do jogo entre os terceiros classificados dos dois grupos. No Grupo A estão a anfitriã República Checa, que procura repetir o título de 2002, a Dinamarca, a Sérvia e a Alemanha.
Apesar da qualificação irrepreensível, a tarefa portuguesa não se adivinha fácil. A equipa lusa estreia-se amanhã frente à Inglaterra (19h45, RTP 1), que também terminou a fase de qualificação imbatível.
Depois, na segunda jornada, Portugal enfrenta Itália, um adversário historicamente difícil para os sub-21 portugueses, derrotados pelos transalpinos na final de 1994. E, na última ronda da fase de grupos, a equipa das quinas enfrenta a Suécia , o rival teoricamente mais acessível.
Entre os convocados de Rui Jorge, destaca-se a presença de William Carvalho. Apesar de ter 23 anos, o jogador do Sporting foi chamado para este Europeu porque na fase de qualificação para a competição ainda tinha 21 anos (nasceu a 7 de abril de 1992). Tal como William Carvalho, Sérgio Oliveira (Paços de Ferreira) e Paulo Oliveira (Sporting) também puderam ser convocados com base nesta regra.
O Euro-2015 realiza-se entre os dias 17 e 30 de Junho em quatro estádios de três cidades da República Checa.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Bruno Varela (Benfica), Daniel Fernandes (Osnabruck) e José Sá (Marítimo);
Defesas: Frederico Venâncio (Vitória Setúbal), João Cancelo (Valência), Paulo Oliveira (Sporting), Raphael Guerreiro (Lorient), Ricardo Esgaio (Académica), Tiago Ilori (Bordéus) e Tobias Figueiredo (Sporting);
Médios: Tozé (Estoril), Bernardo Silva (Mónaco), João Mário (Sporting), Rafa (Sporting Braga), Rúben Neves (FC Porto), Sérgio Oliveira (Paços Ferreira) e William Carvalho (Sporting);
Avançados: Carlos Mané (Sporting), Gonçalo Paciência (FC Porto), Iuri Medeiros (Arouca), Ivan Cavaleiro (Deportivo), Ricardo Pereira (FC Porto) e Ricardo Horta (Málaga).