Aprovado plano de infra-estruturas com investimento de 6 mil milhões de euros

O Governo aprovou hoje a versão final revista do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI3+) para o horizonte 2014-2020, com especial enfoque nos setores ferroviário e portuário e cujo investimento ultrapassa os seis mil milhões de euros.

O PETI3+ estabelece um conjunto de projetos prioritários de transportes e infraestruturas que totalizam 6.067 milhões de euros de investimento, "concretizando a implementação progressiva das Redes Transeuropeias de Transportes, com especial enfoque nos setores ferroviário e marítimo-portuário", indica o comunicado do Conselho de Ministros (CM) entregue aos jornalistas.

O PETI3+ estabelece, ainda, a continuação das reformas estruturais a empreender neste setor, "por forma a aumentar a sua competitividade, sustentabilidade e concorrência, bem como a criação de valor para a economia nacional", lê-se no documento aprovado em CM.

Acrescenta ainda que "da declaração ambiental hoje aprovada destaca-se a recomendação de incorporação, nas metas do PETI3+ para 2020, de objetivos de redução de emissões de CO2".

Lusa/SOL