Circuito Drive Liberty Seguros

Representantes de cinco clubes diferentes ganharam os cinco torneios que estiveram em jogo na competição do Circuito Drive Liberty Seguros que a Federação Portuguesa de Golfe organizou, num dia chuvoso, no Santo Estêvão Golfe, campo do Grupo Orizonte Golf, em Benavente.

Foi o quarto torneio da Zona Centro, depois das etapas de Ribagolfe, Montado e Troia, e teve como campeões Eduardo Bianchi (do Clube de Golfe do Paço do Lumiar) no escalão etário de sub-10, Francisco Matos Coelho (do Clube de Golfe de Vilamoura) nos sub-12, Martim Batista (do Royal Óbidos Spa & Golf Resort) nos sub-14, João Costa (Quinta do Peru Golf & Country Club) nos sub-16 e José Maria Pinto Basto (Club de Golf do Estoril) nos sub-18.

José Maria Pinto Basto (JMPB) obteve o melhor resultado, o que não é uma surpresa, dado o seu escalão etário, mas merece mais destaque o facto de ter conseguido jogar abaixo do Par (foi o único), o que nem sempre acontece no Circuito Drive Liberty Seguros.

O jogador do clube treinado por Miguel Nunes Pedro completou os 18 buracos em 72 pancadas, 1 abaixo do Par, e obteve a sua primeira vitória em torneios da FPG. Este feito pessoal não é totalmente inesperado, dado que, no último Campeonato Nacional Amador Absoluto Peugeot, disputado no mesmo campo, JMPB ter assinado 73 (Par) pancadas na primeira e na terceira voltas, antes de ter sido desclassificado por ter chegado atrasado à saída da última volta.

Mas por isso mesmo a vitória de JMPB, carimbada com 3 birdies nos últimos seis buracos, foi ainda mais sentida, na medida em que permitiu-lhe esconjurar as más sensações da desqualificação anterior no mesmo campo.

«Realmente deu-me bastante gozo e foi uma vitória especial para mim por duas razões: por finalmente ter conseguido superar aquela que parecia ser uma barreira psicológica para mim, que era jogar abaixo de Par em campeonatos da FPG, e por ter sido onde foi na volta imediatamente a seguir àquilo que me aconteceu no Campeonato Nacional. Foi bom chegar a Santo Estêvão e não me deixar afectar por isso, conseguindo um bom resultado! Joguei bastante bem, cometi poucos erros, não me pus em situações complicadas e nalguns momentos cruciais pus putts importantes!», contou o jogador do Estoril ao Gabinete de Imprensa da FPG.

JMPB deixou o segundo classificado, Hugo Teixeira, a 5 pancadas de distância, o que acrescentou ainda mais sabor a esta vitória, dado que Hugo Teixeira, do Montado, tinha sido o campeão dos torneios realizados este ano no Ribagolfe e Montado.

Nos sub-16, João Costa foi um novo campeão, somando 76 pancadas, 3 acima do Par. Superou Tiago Mendes por 3 “shots” e beneficiou em grande parte do terrível final de prova do 2º classificado, com 4 pancadas perdidas nos últimos quatro buracos.

Nos sub-14, Martim Batista conquistou o seu segundo título em provas da FPG, uma vitória suada, com 80 pancadas, pela margem mínima de 1 a menos do que Alexandre Castelo.

Foi, de facto, muito renhido, mas o jogador de Royal Óbidos (que quando venceu no Ribagolfe-2 ainda representava o Clube de Golfe do CampoReal) esteve firme no final, com apenas 1 bogey sofrido nos últimos 5 buracos. Já o vice-campeão, de Vilamoura, foi penalizado pelos 2 duplos-bogey seguidos nos buracos 7 e 8. Também Castelo só perdeu 1 pancada nos últimos 7 buracos.

Alexandre Castelo, filho do antigo campeão nacional amador, António Castelo, tem sido o grande dominador do Circuito Drive de 2015 na Zona Centro (apesar de representar um clube de Loulé), com vitórias em Troia e no Montado. Mas agora, depois deste segundo título, Martim Batista começa a perfilar-se como um sério rival.

No escalão de sub-12, Francisco Matos Coelho continua a exercer o seu domínio avassalador, mas bem secundado por Leonor Medeiros, a campeã em Ribagolfe, uma jogadora cada vez mais em destaque no panorama do golfe nacional.

O atleta de Vilamoura arrasou completamente a concorrência, vencendo com 10 pontos (stableford) de primazia sobre a vice-campeã, Leonor Medeiros, sendo que a jogadora da Quinta do Peru encerrou a sua participação com 2 duplos-bogey.

Matos Coelho, que fez 3 birdies, somou 31 pontos e adicionou o seu sucesso de St. Estêvão aos de Troia, Montado, Benamor e Vale do Lobo!

Finalmente, nos sub-10, Eduardo Bianchi, que tinha sido vice-campeão em Troia, impôs-se com 5 pontos (em 9 buracos), levando a melhor sobre Martim Ribeiro por 1 único ponto. Qual a diferença entre ambos? O buraco 6, onde Bianchi arrancou o seu único birdie e Morais cumpriu o Par-3 do buraco.

O Circuito Drive Liberty Seguros é o principal ‘tour’ juvenil português e o próximo torneio da Zona Centro está marcado para 29 e 30 de junho, no Centro Nacional de Formação de Golfe, no Jamor.

 

Artigo escrito por Hugo Ribeiro, ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Semanário SOL.