“Europa está ‘perigosamente perto’ de aceitar acidente”

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, avisou hoje que a zona euro está “perigosamente perto” de aceitar “um acidente”, apelando aos países da moeda única para que não admitam a hipótese de uma saída da Grécia.

"Estamos perigosamente perto de um estado de espírito que aceita um acidente. Disse aos meus colegas para não aceitarem esse pensamento", disse Yanis Varoufakis depois de mais uma reunião do Eurogrupo sem acordo, o que aumenta o potencial risco de a Grécia deixar o euro.

O ministro grego falava depois de concluída a reunião dos ministros das Finanças da zona euro, dominada pelo impasse nas negociações com a Grécia. No final do encontro, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que "não há ainda qualquer acordo à vista", pois, "lamentavelmente", foram muito poucos os progressos registados nas negociações entre Atenas e as instituições.

"Podemos chegar a um entendimento. O nosso Governo mantém-se com a determinação de cultivar duas formas de confiança necessárias para terminar este drama grego: a confiança dos nossos parceiros e a confiança do nosso povo", disse.

Yanis Varoufakis disse que apresentou aos ministros das finanças da zona euro "uma proposta abrangente que pode, se for aceite, num curto espaço de tempo resolver a crise grega de uma vez por todas", o que inclui uma troca de dívida, acrescentou.

Poucos minutos antes das declarações do ministro grego, o presidente do Eurogrupo disse que os credores europeus aguardam ainda contrapropostas de Atenas.

Lusa/SOL