A organização do evento apresentou ontem em conferência de imprensa a programação completa para o primeiro dia do festival, sexta-feira dia 27, que inclui Jeff The Brotherhood, os portugueses Keep Razors Sharp , The Vickers, Purple Heart Parade, os chilenos Chicos de Nazca, Galgo, Beautify Junkyards e o trio luso-britânico Luna Marada.
The Jon Spencer Blues Explosion actuam no segundo dia do festival, dia 28, e prometem apresentar temas do seu novo álbum lançado em Março, Freedom Tower – No Wave Dance Party 2015. Mas o blues é apenas um dos diversos géneros que caracteriza a sonoridade da banda, que mistura, entre outros, o Noise rock, soul, punk, funk, rap e rockabilly.
Um projecto inovador
Faz parte do próprio conceito do Festival Reverence, que nasce da paixão pelo música underground ao vivo, explorar as franjas mais alternativas da música independente, prometendo trazer "o melhor dos pesos pesados do rock, stoner, psych e bandas independentes de todo o mundo".
Na edição de 2014, Valadas recebeu durante dois dias 8.000 festivaleiros "provenientes de todo o mundo" para assistir a um alinhamento composto por 85 nomes que actuaram ao vivo, praticamente sem parar nos quatro palcos do festival. Algumas bandas chegaram mesmo a actuar entre as 2h e as 6h da manhã, deixando o público quase sem tempo para dormir.
Prevê-se que esta característica permaneça nesta 2.ª edição, que conta com menos bandas – 55 ao todo – mas com actuações mais longas. The Horrors, 10000 Russos, Electric Moon, Sean Riley & The Slowriders e Lâmina são apenas alguns dos nomes que actuam no dia 29. Também Legendary Tigerman, Lisbon Psych Fest, Sonja e Floresta
Encantada são alguns dos nomes que constituem o painel de Dj’s.
Artesanato, artes performativas e cinema
Além de um cartaz repleto de música independente e alternativa, o Reverence afirma-se este ano como um evento multicultural, com direito a artesanato, gastronomia, e até, sessões de artes performativas, plásticas e visuais. Para fazer uma pausa da música, os festivaleiros podem agora desfrutar também do Cinema Reverence.
Localizado nas margens do Tejo, a 45 km de Lisboa, a paisagem pitoresca do Ribatejo envolve este festival cujos objectivos passam "por estabelecer o nome Reverence Valada como um evento de referência e cimentá-lo como um acontecimento de renome internacional, fazendo melhorias significativas, com o intento de o transformar no maior festival de rock underground do sul da Europa".
Todo o cartaz aqui.