Juncker e Tsipras reúnem-se antes da cimeira extraordinária desta segunda-feira

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, reúnem-se na segunda-feira antes da cimeira extraordinária da zona euro para discutir uma solução para a Grécia, que corre o risco de entrar em incumprimento.

Juncker e Tsipras reúnem-se antes da cimeira extraordinária desta segunda-feira

A informação do encontro está a ser avançada pela agência noticiosa France Presse (AFP), citando uma fonte diplomática, que acrescentou que os dois líderes tiveram várias conversações via telefone durante este fim de semana.

 

A AFP avança ainda que também está prevista uma reunião extraordinária do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) na segunda-feira para discutir um possível reforço da linha de emergência de liquidez para os bancos da Grécia.

 

Segundo fontes próximas das discussões citadas pela AFP, a reunião foi pedida pelo Banco da Grécia e deverá ocorrer por telefone.

 

Na sexta-feira, o BCE aumentou esta linha de emergência (ELA, na sigla em inglês), num montante que não foi revelado, depois de se ter intensificado a fuga de depósitos. O aumento foi o segundo a ter lugar na semana passada.

 

A menos de duas semanas de expirar o programa de resgate ao país e da data limite para este pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, ambos a 30 de junho, o Eurogrupo desta quinta-feira foi incapaz de chegar a um acordo que permita libertar fundos para Atenas e a situação está já num ponto em que começam a ser admitidos todos os cenários.

 

Nesse sentido, foi convocada uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro para segunda-feira às 19:00 no Luxemburgo (18:00 em Lisboa) e uma reunião extraordinária do Eurogrupo para o mesmo dia de manhã (11:30 em Lisboa), para preparar esta cimeira.

 

O fim de semana foi marcado por reuniões técnicas de ambas as partes — Atenas e dos credores internacionais — e da parte do Governo liderado por Alexis Tsipras foi divulgado que foi apresentado um novo conjunto de propostas, tendo em vista "um acordo benéfico mútuo".

 

As instituições internacionais credoras da Grécia também se reuniram esta tarde para encontrar uma solução para o problema da dívida grega, tendo em vista a cimeira extraordinária de segunda-feira, embora ainda não conheçam novas propostas de Atenas, segundo fontes europeias que falaram à agência noticiosa espanhola EFE.

 

Este encontro entre a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE) "só pode ser produtivo" se Atenas apresentar uma nova proposta, o que até ao momento ainda não se concretizou, disseram essas fontes diplomáticas.

Lusa/SOL