Vítor Lopes, Tomás Silva, João Girão, Tomás Bessa, Pedro Lencart e Gonçalo Costa foram os convocados para competirem na Polónia, acompanhados pelo seleccionador nacional, Nuno Campino, e pelo preparador físico das equipas da FPG, José Pedro Almeida.
A 11ª edição da segunda divisão do European Amateur Team Championship será organizada, de 8 a 11 de Julho, pela Associação Europeia de Golfe (EGA), em conjugação com a União Polaca de Golfe (PZG), no Postolowo Golf Club, a 26 quilómetros de Gdansk.
Vítor Lopes, de 18 anos, e Tomás Silva, de 22, são os dois melhores portugueses, quer no ranking mundial amador (31º e 712º, respectivamente), quer no Ranking Nacional BPI (1º e 2º), quer ainda no novo ranking das selecções nacionais (1º e 2º), para além de serem os detentores dos dois Majors nacionais, o algarvio da Taça FPG/BPI e o cascalense do Campeonato Nacional Amador Absoluto Peugeot.
Pedro Lencart, o bicampeão nacional de sub-14, de 15 anos, foi convocado pela primeira vez para este torneio por pertencer ao grupo de elite. Foi o único português a passar o cut no Campeonato Internacional Amador de Portugal (29º), é o 4º no ranking das selecções nacionais e o 3º no Ranking Nacional BPI.
Tomás Bessa, o outro estreante na prova, era o 2º no ranking das selecções nacionais no momento em que foi tomada a decisão da convocação (agora é o 5º) e é o 5º no Ranking Nacional BPI.
João Girão venceu o torneio de apuramento que a FPG organizou no campo nº1 de Ribagolfe.
Como explicou o diretor-técnico nacional, João Coutinho, «havia algumas dúvidas (para os dois wild cards), o que é bom sinal. Decidimos, por isso, um torneio de apuramento, durante dois dias, num total de 72 buracos, 36 por dia, com saídas das douradas (equivalente aos tees negros). Ganhou o João Girão».
Com efeito, João Girão arrasou a concorrência, com 7 pancadas acima do Par, ficando João Magalhães e Francisco Oliveira em 2º (+15). Gonçalo Costa e Afonso Girão partilharam o 4º posto (+19) e João Ramos foi 6º (+23).
João Girão, de 18 anos, é o 4º melhor português no ranking mundial amador (1876º), o 3º no ranking das seleções nacionais e o 4º no Ranking Nacional BPI. Este ano foi o melhor português no German Boys (28º).
O segundo e último wild card foi para Gonçalo Costa, «escolhido face a várias análises a que procedemos», como explicou João Coutinho. O jogador de 19 anos é o 5º melhor português no ranking mundial amador (2202º), o 8º no ranking das seleções nacionais e no Ranking Nacional BPI. É dos jogadores mais experientes, tendo estado no último Campeonato do Mundo Amador e também no Europeu do ano passado, sendo capaz de algumas proezas como quando foi vice-campeão no German Boys de 2013.
Aliás, da equipa que no ano passado ficou em 15º e penúltimo lugar da 1ª Divisão, na Finlândia, só João Carlota e João Magalhães não reptem a presença na seleção deste ano. Carlota porque passou a profissional em dezembro do ano passado e Magalhães porque foi 2º no torneio de apuramento (play-off ou trials).
A seleção nacional masculina tem estado a sofrer uma enorme renovação nas duas últimas épocas, depois de uma geração de ouro ter passado a profissional nos últimos dois anos, com destaque para Pedro Figueiredo, Ricardo Melo Gouveia, João Carlota, Gonçalo Pinto e Miguel Gaspar.
A segunda divisão deste Europeu disputa-se em duas fases, a primeira em stroke play, durante dois dias, com 18 buracos por dia, para organizar os 16 países em quatro grupos. Serão contabilizados os 5 melhores resultados dos 6 possíveis em cada dia. Portugal tem por objectivo integrar o grupo das 4 primeiras nações, as únicas que irão lutar pelo título e pela subida à primeira divisão em 2016. Essa segunda fase será jogada em match play (confrontos directos entre duas equipas).
Os dois países primeiros classificados garantem a subida de divisão e o regulamento prevê a possibilidade de o 3º também ascender ao escalão principal.
O Postolowo Golf Club tem o campo mais longo da Polónia e um dos mais compridos da Europa, com 7.101 metros e já acolheu o Open da Polónia em 1997, 1998 e 2007, para além de dois torneios da EGA, embora nenhum tão importante quanto este Europeu.
A selecção nacional masculina irá reunir-se em estágio na Aroeira, de 2 a 5 de Julho. Deverá chegar à Polónia no dia 5. Haverá voltas de treino nos dias 6 e 7, as duas voltas de stroke play serão a 8 e 9, para depois o match play arrancar no dia 10.
{relacionados}
Artigo escrito por Hugo Ribeiro, ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Semanário SOL.