Batendo mais de 200 projectos de multinacionais e de outras grandes empresas portuguesas, o GeoEstrela, que concorreu e ganhou na categoria de ‘Transformação Digital’, tem uma filosofia simples mas inovadora: através de uma plataforma online, os utilizadores podem identificar de forma rápida e fácil problemas com que se deparem nesta freguesia, reportando-os à autarquia local, a quem cabe a resolução.
Basta um smartphone e acesso à internet para poder utilizar o serviço. Exemplo: alguém se depara com um buraco na rua. Através do site (http://www.geoestrela.pt/) e com recurso a fotografia e/ou texto, denuncia o problema e indica a localização. À Junta de Freguesia cabe, depois da recepção da ocorrência, accionar o piquete e enviar alguém que o solucione. Finalmente, é remetida uma fotografia da situação já regularizada ao utilizador que a reportou – neste caso hipotético, do buraco tapado. Na plataforma, é ainda possível ver, em tempo real, os ocorrências recebidas, as que estão a ser tratadas e as que foram solucionadas.
Deste modo, o GeoEstrela permite uma interacção muito próxima do cidadão com a autarquia, que se torna numa peça importante de “processo de participação pública”. Segundo a instituição, mais do que uma simples aplicação online, este projecto é a “demonstração clara do que é o futuro da administração local: a gestão territorial em tempo real”.