Na sua conta da rede social de twitter, o ministro das Finanças finlandês, Alexander Stubb, indica que a proposta apresentada hoje pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, continha três pedidos, e escreve que dois, a extensão do atual programa e um perdão de dívida “não são possíveis”, enquanto o terceiro, um novo empréstimo do mecanismo europeu de estabilidade, será analisado segundo “o procedimento habitual”, ou seja, mais tarde.
Eurogroup teleconference Wednesday 11:30am, to discuss state of play #Greece
— Jeroen Dijsselbloem (@J_Dijsselbloem) June 30, 2015
Por seu lado, o presidente do Eurogrupo anunciou, também na mesma rede social, que na quarta-feira de manhã haverá uma nova teleconferência dos ministros das Finanças da zona euro, após o anúncio de uma nova carta das autoridades gregas. A reunião está marcada para as 11h30, com o objectivo de fazer um "ponto da situação" em relação à Grécia.
Os responsáveis das Finanças da Zona Euro debateram a crise helénica por via telefónica hoje, o último dia do prazo dado ao Governo de Atenas pelos credores internacionais para pagar uma parte do que deve.
Depois de hoje recusado pelo Eurogrupo o pedido de extensão do programa de resgate da Grécia, às 00:00 de quarta-feira, o país entrará em incumprimento.
Lusa / SOL
Actualizada