“Não haverá mais conversações antes do referendo. Agora, vamos simplesmente esperar pelo resultado do referendo no domingo, e vamos ter em conta o desfecho do referendo. Agora é o momento de o povo grego escolher o seu futuro”, declarou o porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.
Escusando-se a comentar eventuais cenários em função do resultado do referendo, designadamente se a Comissão está disposta a retomar negociações com o Governo de Alexis Tsipras em caso de vitória do 'não' (à proposta das instituições) na consulta de domingo, o porta-voz respondeu a várias questões insistindo que o presidente da Comissão já expressou claramente o ponto de vista do executivo, remetendo para o discurso da passada segunda-feira de Jean-Claude Juncker.
Na segunda-feira, numa longa intervenção na sala de imprensa da sede da Comissão, Juncker disse que se sentiu “traído” nas negociações com o Governo grego, que acusou de não estar a contar a verdade aos seus cidadãos, e sustentou que “um 'não' significa que a Grécia diz 'não' à Europa”.
Sublinhando que a Comissão Europeia não vai tecer mais comentários até ao referendo, pois o executivo comunitário “não está em campanha” para este e que já deixou bem expressa a sua opinião, Margaritis Schinas concluiu a conferência de imprensa referindo que tem que viajar até ao seu país para votar na consulta.
Lusa / SOL