México. Cirurgião processado após remover olho errado a bebé

Um médico está a ser investigado e está suspenso da sua actividade depois de ter deixado um bebé totalmente cego após uma cirurgia realizada no final de Junho. O menino luta contra um cancro devido a um tumor no olho esquerdo, que deveria ter sido removido nesta operação. Mas o cirurgião retirou o olho direito,…

Os pais do pequeno Fernando ficaram horrorizados quando souberam do resultado e interpuseram um processo criminal ao médico.

O bebé estava já a fazer tratamentos de quimioterapia para tratar o tumor do olho esquerdo. Mas, segundo o médico agora processado, o tratamento não estava a ter resultado e a única opção era a remoção cirúrgica do olho.

O caso ocorreu na Unidade Médica de Especialidades do Instituto da Segurança Social do México na cidade de Obregon, estado de Sonora. A mãe do bebé disse aos jornalistas, inconsolável, que nem acredita que tiraram o olho saudável do filho e que o tumor que os aterrorizava continua igual. “Sinto-me impotente e revoltada porque o meu bebé agora não tem nenhum olho saudável e ninguém pode reverter esta situação”.

O médico está sob investigação criminal e sob inquérito do Instituto da Segurança Social mexicana, que contabiliza 1543 casos de negligência médica na Comissão Nacional de Direitos Humanos daquele país.