‘Embaixador’ da Subway investigado devido a pornografia infantil

O cerco apertou-se e a Subway está a braços com uma grave crise de relações públicas. A casa de Jared Fogle, embaixador da cadeia norte-americana de casas de sanduíches e criador de uma fundação contra a obesidade infantil, foi esta terça-feira alvo de buscas. Tudo indica que o caso está relacionado com abuso de menores…

A razão para esta suspeita – uma vez que nem o FBI nem o advogado confirmaram o motivo das buscas – está no facto de ter sido detido há dois meses o director de uma fundação criada por Jared Fogle, de 37 anos. Russell Taylor, de 43 anos, foi acusado de posse de pornografia infantil, produção de pornografia infantil, exploração de crianças e voyeurismo.

A própria Subway, temendo as repercussões que o caso pode ter no seu negócio, confirmou que as buscas deverão estar ligadas à detenção de Russell Taylor em Abril. Em comunicado, por muitos considerado como tardio, a cadeia não só não deixou uma palavra de apoio a Fogle como disse estar “muito preocupada” e a “monitorizar a situação de perto”. Nas redes sociais já tinha surgido a indignação, com muitas pessoas a afirmar que não voltam à Subway.

Vários agentes federais entraram na casa de Fogle em Zionsville, perto de Indianapolis, no estado americano do Indiana, logo pelas seis da manhã. Saíram da residência com computadores e outros equipamentos electrónicos. Isso foi confirmado pelo próprio advogado do relações públicas, Ron Elberger, que afirmou ainda que “Jared está a cooperar com as autoridades nesta investigação de certas actividades não especificadas e espera rapidamente a sua conclusão”.

Jared Fogle tornou-se famoso em 2000, quando surgiu num anúncio em que se mostrava a sua perda de peso de 100 kgs em 12 meses, enquanto estudava na Universidade de Indiana uns anos antes. Teria sido conseguida graças a uma dieta à base de sanduíches Subway, e o norte-americano, já ligado à marca, tornou-se porta-voz em iniciativas um pouco por todo o país.

Em 2004 criou a Fundação Jared, que luta contra a obesidade infantil e promove hábitos alimentares saudáveis. Nos últimos anos a organização sem fins lucrativos criou programas educativos para crianças, famílias, escolas e associações comunitárias. Além disso desenvolveu inúmeras actividades junto do seu principal público alvo, as crianças.

Na Subway, Fogle continuou o seu trabalho de promoção, que incluía aparecer regularmente em anúncios. Numa entrevista à CNN em 2013, chegou a dizer que viajava 200 dias por ano devido à sua actividade. Nesse ano a Subway até pagou um anúncio no Superbowl a celebrar os 15 anos da sua dieta. Também pagou bastante a Jared, porque a sua fortuna está estimada em 15 milhões de dólares.

emanuel.costa@sol.pt