Falamos de dois robôs, exemplares únicos que em muito excedem a capacidade humana.
E servem que propósito? Pancada!
Se acha que estamos a brincar, o que diria se dissermos que os donos destes 'meninos' são dois dos países mais evoluídos do nosso planeta? É verdade: os Estados Unidos da América e o Japão.
Do lado americano, a empresa de engenharia MegaBots desenvolveu o Mark II, um gigante com 4,5 metros de altura para um peso de 5.443 kg. Com algumas semelhanças ao ED209, robô popularizado no filme Robocop, é controlado por duas pessoas instaladas no habitáculo superior. Desloca-se através de lagartas e, nas extremidades, usa potentes armas. Citando os próprios: '…incorporámos armas mesmo muito grandes'.
E o que fazer com este 'monstro'? Um vídeo a desafiar os japoneses para um duelo.
O desafio foi aceite pela empresa Suidobashi Heavy Industry, em apenas uma semana. Retaliou pela mão do seu CEO Kogoro Kurata, juntando alguma ironia nas suas palavras: 'Então sim, vamos lutar. Mas vá lá rapazes, criem um robô que pareça mais fixe. Construir apenas algo gigantesco e colocar-lhe armas… Isso é super americano'.
A ‘arma’ japonesa é o robô Kuratas. Fazendo jus à cultura e história do país, a empresa apresentou um robô com aproximadamente 4 metros de altura e 4.082 kg, que mostra semelhanças com a forma humana. E tem nas mãos a sua mais valia. Os seus movimentos são controlados pelo condutor com auxílio de uma luva com tecnologia própria, semelhante ao Kinect, e que lhe permite imitar todos os movimentos do condutor.
Possui ainda canhões Gatling e a sua locomoção faz-se através de um conjunto de quatro rodas, podendo atingir os 10km/h.
Resta esperar um ano, tempo de afinação das máquinas, para ver o desenlace deste frente-a-frente.
Veja o vídeo dos oponentes aqui: