Os algarvios Sara Gouveia e Francisco Matos Coelho dominaram os dois últimos torneios do Circuito Drive Liberty Seguros, que a Federação Portuguesa de Golfe organizou na semana passada no Pestana Golf Resort do Vale da Pinta e nos dois últimos dias no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.
A jogadora do Clube de Golfe dos Laranjas e o representante do Clube de Golfe de Vilamoura têm disputado os torneios das Zonas Sul e Centro e venceram ambos os eventos, respectivamente nos escalões de sub-16 e de sub-12.
Sara Gouveia, que começou a época a jogar por Vilamoura antes de transferir-se para a associação de Almancil, impôs-se no Carvoeiro com 76 pancadas, 5 acima do Par, deixando a 2 Carlos Conceição, do Golfe do Morgado.
Hoje, a golfista que também é competidora de alta competição de squash venceu em Oeiras com 136 pancadas (Par), após duas voltas de 68, uma exibição que merece destaque por ter carimbado 1 eagle e 4 birdies em dois dias.
O 2º classificado foi João Costa, do Quinta do Peru Golf & Country Club, com 141 (72+69), as mesmas 5 acima do Par do 3º Tiago Mendes, mas o jogador do Lisbon perdeu no desempate por a sua segunda volta ser de 71. João Costa tinha ganho o torneio de St. Estêvão, há duas semanas.
Este ano Sara Gouveia já tinha ganho as etapas de Troia e dos Salgados, pelo que soma agora quatro títulos no Circuito Drive Liberty Seguros, mas este foi o primeiro a defender as cores dos Laranjas.
Também Francisco Matos Coelho já se tinha imposto este ano em St. Estêvão, Troia, Montado, Benamor e Vale do Lobo. Com os sucessos no Vale da Pinta e no Jamor passa a deter um impressionante número de 7 troféus! É o grande dominador dos sub-12.
No último torneio da Zona Sul juntou 34 pontos stableford gross, 2 acima do Par, mais 4 do que Tomás Mician, também de Vilamoura.
Hoje, Matos Coelho adicionou 74 pontos, um sensacional resultado de 2 abaixo do Par para um sub-12, com 8 birdies convertidos nas suas voltas de 39 e 35. João Costa, da Beloura, foi o 2º classificado, com 58 (32+26), +14. Uma diferença abissal de 16 para o campeão.
Os restantes vencedores do torneio no Vale da Pinta foram os seguintes:
Nos sub-10, Matvem Golovanov, de Vilamoura, obteve o seu 3º título do ano na Zona Sul com 11 pontos stableford gross (+7), batendo Pedro Freitas (Miramar) por 7.
Nos sub-14, Gonçalo Teodoro, de Vilamoura, foi o melhor com 73 (+2), menos 2 do que o companheiro de clube Lucas Lopes Azinheiro.
Nos sub-18, Cristiano Marcela, do ACME Espinho, vingou com 72 (+1), deixando a 4 de distância Greig Mann (Vilamoura).
Os restantes vencedores do torneio no Jamor foram os seguintes:
Eduardo Bianchi, do Paço do Lumiar, repetiu o êxito de St. Estêvão nos sub-10, agora com 27 pontos stableford gross (17+10), 9 acima do Par, menos 4 do que Martim Ribeiro, que já fora vice-campeão em Benavente.
Nos sub-14, o açoriano Tiago Nunes, do VerdeGolf Country Club, arrancou 7 birdies em voltas de 69 e 67, para triunfar com 136 (Par), deixando a 2 pancadas um dos grandes craques da temporada, o aniversariante Alexandre Castelo, de Vilamoura. Nunes vinha de sagrar-se vice-campeão nacional de Segundas Categorias no Domingo, no Bom Sucesso, mostrando capacidade física de aguentar 4 voltas seguidas de 18 buracos.
Nos sub-18 verificaram-se, naturalmente, os melhores resultados, com o título a ser decidido entre dois bons jogadores do Club de Golf do Estoril, ambos batizados de José Maria.
Ganhou o JM Caeiro, com 6 abaixo do Par (130), após voltas de 66 e 64. Uma exibição de 1 eagle e 10 birdies. Quanto a JM Pinto Basto, que vinha de uma vitória em St. Estêvão, também esteve em alta, com 4 abaixo do Par (132), depois de cartões de 67 e 65, convertendo um bom número de 9 birdies.
JM Caeiro não vencia um torneio da FPG desde o Liberty Seguros de julho de 2014, no “seu” Estoril e o treinador do histórico clube, Miguel Nunes Pedro, explicou que não é por acaso que os bons resultados surgem nesta altura do ano: «Depois de acabar as aulas, ele relaxa e começa a jogar bem. Treina mais. Jogou muito seguro, concentrado e aguentou muito bem a pressão do seu colega de clube, José Maria Pinto Basto, que tem estado a jogar muito bem e melhor do que o Caeiro. São dois jogadores a ter em conta para as seleções nacionais de sub-18, visto que têm um enorme potencial».
O torneio do Jamor merece ser salientado por um aspeto positivo importante: entre um total de 83 participantes, houve 18 jogadoras, sendo os sub-18 o único escalão etário que só contou com rapazes.
O Circuito Drive Liberty Seguros é o principal ‘tour’ juvenil português e o próximo torneio será já amanhã em Amarante, a contar para a Zona Norte.
Artigo escrito por Hugo Ribeiro, ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Semanário SOL.