O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, anunciou, através do Twitter, que foram feitos progressos.
#Eurogroup over and out. Handover to #Eurosummit. Progress made.
— Alexander Stubb (@alexstubb) July 12, 2015
Os ministros das Finanças da zona euro concluíram que a proposta de reformas apresentada pelo governo grego para garantir um terceiro resgate são "insuficientes" e adicionaram condições.
À saída da reunião do Eurogrupo, vários ministros deram conta do compromisso alcançado e que, segundo o ministro finlandês, passam por um reforço das medidas exigidas a Atenas e que, assinalou, as autoridades gregas devem aprovar e começar a legislar na semana que agora começa.
Os ministros das Finanças estiveram reunidos sábado, durante cerca de oito horas. O encontro foi interrompido ao início da madrugada e retomado esta manhã.
O presidente do Eurogrupo falou com os jornalistas à saída do encontro, informando que há questões que ficaram resolvidas, mas que há outros temas importantes que passam agora para os líderes governamentais.
"Vamos informar os líderes. Finalizámos a nossa discussão. Avançámos muito, mas há questões importantes que ainda estão em aberto. Vamos apresentá-las aos líderes dos Governos e cabe-lhes a eles [decidir]", afirmou Jeoren Dijsselbloem.
#Eurogroup meeting – @J_Dijsselbloem on the Greek proposals #Greece http://t.co/yy7giT6Hlw pic.twitter.com/sQlH5iAbrb
— EU Council TV News (@EUCouncilTVNews) July 12, 2015
A discussão em torno de um acordo para um terceiro resgate continuará agora na cimeira entre os chefes de Estado e de Governo da zona euro, que tinha início marcado para as 16h locais (15h em Lisboa).
*com Lusa