SIC lança Peso Pesado para adolescentes

As inscrições ainda estão a decorrer, mas a edição do programa Peso Pesado Adolescentes, da SIC, promete abrir polémica.

Os médicos e associações do sector aguardam pelo início do reality show destinado a adolescentes obesos entre os 14 e 19 anos para perceber se um formato destes faz sentido e se há algum risco ou vantagem. No entanto, Mário Mascarenhas, responsável pelo serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, adianta que um programa de entretenimento destes só faz sentido se “passar uma mensagem de mudança de estilo de vida”. Caso contrário, diz, se for apenas um concurso televisivo sem esta preocupação deixa de ter utilidade.

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lembra, por seu lado, que é importante garantir que os adolescentes são “acompanhados por especialistas, médicos e profissionais ligados à prática do exercício de forma a adaptar o esforço às suas necessidades específicas e capacidades corporais”. Até porque, sublinha a APCOI, “se não receberem apoio especializado poderão sofrer ainda de depressão ou outras doenças de foro psicológico”. A associação aguarda pelo início do programa para perceber o tipo de conteúdos e formar uma opinião concreta.

Segundo a APCOI, uma em cada três crianças portuguesas sofre de excesso de peso. “Esta é a primeira geração de jovens que poderão vir a viver mais doentes e a morrer mais cedo do que os seus pais”, refere fonte da direcção deste organismo.

Conquistou a Alemanha

Portugal será o segundo país da Europa a transmitir este programa. O Peso Pesado Adolescentes só foi emitido na Alemanha, com grandes níveis de audiência.

“Vamos desafiar o país a combater a obesidade infantil” – é o teaser do anúncio do programa que a SIC está a emitir.

Este tipo de programas com concorrentes a lutar contra o peso tem sido, de resto, um sucesso de audiências em todo o mundo.

Nos Estados Unidos, o Peso Pesado para adultos (The Biggest Loser, transmitido na NBC) já vai na 17.ª temporada. E em Portugal já teve duas edições, a primeira conduzida por Júlia Pinheiro e a segunda por Bárbara Guimarães (apontada agora como a preferida para apresentar o novo programa).