Maurice Obstfeld será novo economista-chefe do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que vai indicar Maurice Obstfeld para economista-chefe do Fundo, sucedendo assim a Olivier Blanchard no cargo em setembro.

Em comunicado, a instituição sedeada em Washington informa que será Maurice Obstfeld, um dos conselheiros económicos do presidente norte-americano, Barack Obama, a suceder ao atual economista-chefe do FMI a partir de 08 de setembro.

Olivier Blanchard, 66 anos, assumiu funções no FMI em 2008 e deixa o FMI para ir para integrar o Peterson Institute for International Economics.

Doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Maurice Obstfeld é professor na Universidade da Califórnia, em Berkley, e um dos conselheiros económicos de Barack Obama, tendo sido conselheiro de vários governos e de bancos centrais.

Maurice Obstfeld é coautor, entre outros, do livro "Economia Internacional" com Marc Melitz e Paul Krugman (Nobel da Economia que tem sido muito crítico do FMI, nomeadamente na sua atuação perante a crise da Grécia).

Lusa/SOL