28º Campeonato da Europa Individual Amador Feminino – Susana Ribeiro e Leonor Bessa, motivadas para a Áustria

A tricampeã nacional amadora tenta passar o cut num ano em que se sente melhor preparada, enquanto a campeã nacional de sub-18 vai participar pela primeira vez no europeu.

Susana Ribeiro e Leonor Bessa manifestaram-se ontem (terça-feira) motivadas para o 28º Campeonato da Europa Individual Amador Feminino. O European Ladies’ Amateur Championship, coorganizado pela Associação Europeia de Golfe (EGA) e pela Associação Austríaca de Golfe, arranca hoje (quarta-feira) na Áustria.

O torneio a contar para o ranking mundial amador feminino decorre até dia 25, no Murhof Golf Club, a cerca de 25 quilómetros de Graz, a capital de Styria.

O Murhof Golf Club celebra 51 anos e é o campo austríaco que acolheu mais competições da EGA, com destaque para o European Ladies Amateur Team Championship de 2011, ou seja, o Europeu Amador Feminino por equipas.

A tricampeã nacional amadora, Susana Ribeiro, analisou detalhadamente o campo: «Fiz uma preparação específica para este torneio, estudei o campo, fiz treino de visualização e treinei no campo de treino com o strokesaver do campo como se estivesse lá a jogar».

A portuguesa de 24 anos, nº1 no Ranking Nacional BPI da FPG, falhou o cut no ano passado, no Europeu da Estónia, mas acredita estar em melhores condições este ano, embora saiba que não será fácil integrar o top-60 que se apura para a quarta e última volta, entre… 144 das melhores jogadoras da Europa.

«Este torneio é um dos mais importantes do ano. Tenho trabalhado muito no ginásio com a ajuda da Ana Monteiro e do Zé Pedro Almeida (o preparador físico das seleções nacionais da FPG). Estou confiante que vai ser um bom campeonato e vou dar o meu melhor como sempre», disse a 979ª classificada no ranking mundial amador.

Para Leonor Bessa, recentemente coroada campeã nacional de sub-18, este 28º Europeu marca a sua estreia na prova. Aos 16 anos, é naturalmente um momento inesquecível. «É um grande torneio, que pode dar uma grande visibilidade. Para além disso, é um torneio em que se pode ganhar muitos pontos para o ranking mundial e europeu», disse a nº2 do Ranking Nacional BPI.«Tenho treinado bastante para todos os torneios e para este, claro, com ajuda da equipa técnica nacional e do meu treinador, Nelson Ribeiro, que me acompanha todos os dias», acrescentou.«Vai ser a minha estreia neste torneio, espero entrar em grande e que se comece a olhar para cima no leaderbord para procurar as jogadoras portuguesas», concluiu aquela que até é a portuguesa melhor classificada no ranking mundial amador, no 609º posto.

Tal como no ano passado na Estónia, então com Susana Ribeiro e Rita Félix, o treinador designado pela FPG para acompanhar as jogadoras à Áustria foi Tiago Osório, do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.

 

Artigo escrito por Hugo Ribeiro, ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Semanário SOL