Leonor Bessa está a apenas 2 pancadas do cut provisório enquanto Susana Ribeiro teve hoje uma primeira volta muito complicada no arranque do 28º Campeonato da Europa Individual Amador Feminino, que a Associação Europeia de Golfe (EGA) e a Associação Austríaca de Golfe estão a organizar no Murhof Golf Club, nos arredores de Graz, na Áustria.
Num dia de temperaturas elevadas, com os termómetros a ultrapassaram a dada altura os 30 graus centígrados, as duas portuguesas saíram do buraco 10, mas Leonor Bessa fê-lo de manhã e Susana Ribeiro só à tarde.
{relacionados} Bessa, de 16 anos, está no grupo das 80ª classificadas, com 76 pancadas, 4 acima do Par, enquanto Ribeiro, de 24 anos, surge em 138ª empatada, entre 143 participantes, com 83 (+11).
Tiago Osório, o membro da equipa técnica da FPG especialmente dedicado às selecções nacionais femininas, considerou que «a Leonor poderia ter feito melhor. Fez alguns erros que lhe custaram bogeys, mas deu a impressão de que pode melhorar o resultado amanhã».
Durante grande parte do dia, a campeã nacional de sub-18 andou dentro do cut provisório e quando converteu o seu único birdie do dia, no 16 (o seu 7º do dia) ainda mais reforçou essa ideia, tendo dobrado os primeiros nove buracos com 2 acima do Par. Nos últimos nove sofreu mais 2 bogeys, num total de 5. Em contrapartida, Susana Ribeiro, esteve sempre a lutar contra o resultado depois de 2 duplos-bogey nos seus dois primeiros buracos (10 e 11). Sofreu ainda outro duplo (4), para além de 5 bogeys.
«A Susana entrou mal nos primeiros buracos e perdeu a confiança no segundo shot», explicou Tiago Osório, que é também um dos treinadores do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor. O “chefe” da delegação portuguesa informou que «o campo está em fantásticas condições, mas o tempo está muito quente e abafado o que dificulta muito, principalmente quem joga mais tarde».
A manterem-se essas condições de jogo, será a vez de Leonor Bessa enfrentar amanhã o calor, pois só sai às 12h30, ao passo que Susana Ribeiro tem a sua saída para as 8h40.
O European Ladies’ Amateur Championship é liderado pela francesa Agathe Laisne, com 66 (-6), autora de 2 eagles, 3 birdies e 1 bogey. Agathe Laisne venceu este ano o Campeonato Internacional da Bélgica de Sub-18 e obteve ainda mais quatro top-10 em torneios da EGA, também na presente temporada, razão pela qual é a 6ª no ranking europeu amador.
Artigo escrito por Hugo Ribeiro, ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Semanário SOL