28º Campeonato da Europa Individual Amador Feminino – Portuguesas sobem na classificação

Leonor Bessa entrou no cut provisório, enquanto Susana Ribeiro ainda precisará de uma volta excepcional para continuar em prova, trovoada interrompeu o segundo dia durante mais de três horas.

28º Campeonato da Europa Individual Amador Feminino – Portuguesas sobem na classificação

Num segundo dia em que uma trovoada se abateu sobre Graz, na Áustria, Leonor Bessa efetuou a sua melhor volta de sempre em torneios internacionais em representação da seleção nacional da FPG e subiu 33 lugares na classificação geral do 28º Campeonato da Europa Individual Amador Feminino, enquanto Susana Ribeiro também melhorou 16 posições.

Leonor Bessa cumpriu a segunda volta em 71 pancadas, 1 abaixo do Par do Murhof Golf Club e colocou-se dentro do cut provisório, no grupo das 47ª classificadas, que inclui ainda outras dez jogadoras.

Enquanto isso, Susana Ribeiro continua a precisar de uma excelente volta na terceira jornada para passar o cut deste torneio organizado pela Associação Europeia de Golfe (EGA) e a Associação Austríaca de Golfe, mas no segundo dia esteve bastante melhor com 76 pancadas, 4 acima do Par. Aos 36 buracos, Leonor Bessa, de 16 anos, apresenta 147 (+3) e Susana Ribeiro, de 24 anos, totaliza 159 (+15), ocupando o 122º posto, entre 143 participantes, empatada com mais quatro jogadoras.

As duas portuguesas partiram para a segunda volta do buraco 1 mas tiveram condições de jogo bastante díspares. Susana Ribeiro, a tricampeã nacional amadora, voltou a apanhar com bastante calor e, de acordo com o elemento da equipa técnica da FPG especialmente dedicado às seleções nacionais femininas, Tiago Osório, «jogou muito melhor hoje e viu-se no resultado que fez. Mostrou uma boa capacidade de reação face ao resultado menos bom de ontem (83, +11)». Por seu lado, Leonor Bessa, campeã nacional de sub-18, pode queixar-se da trovoada que se abateu quando tinha completado os quatro primeiros buracos em 3 pancadas abaixo do Par, com birdies no 1, 3 e 4. Sofreu claramente uma quebra de ritmo.

«A paragem foi longa (mais de três horas, segundo a organização) e estavam sempre a anunciar atrasos no recomeço. Depois tivemos de preparar-nos para voltar a jogar e irmos para o buraco 5 em 30 minutos», contou Tiago Osório. O treinador do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor explicou ainda que «embora a bola não estivesse em boa posição quando foi interrompido (no buraco 5), ela (Leonor) sentiu um bocado a paragem porque fez duplo-bogey».

Foi um momento crucial e, tendo em conta a juventude da jogadora portuguesa e o facto de estar no seu primeiro Europeu, poderia ter tremido com esse recomeço desastroso, mas a verdade é que dois buracos depois estava a fazer um 4º birdie na volta e ainda houve outro no 14, com bogeys nos buracos 9 e 17. «Conseguiu dar a volta – elogiou o treinador português – e acalmou-se, acabando por jogar muito bem. Cumpriu o seu objetivo e para amanhã sinto que pode melhorar a classificação». 

O European Ladies’ Amateur Championship tem uma nova líder, a indiana Aditi Ashok, com 135 (67+68), -9, dispondo de 1 de vantagem sobre a anterior comandante, a francesa Agathe Laisne e as espanholas Nuria Itturios e Ana Pelaez. Há 16 jogadoras que ainda têm de completar a segunda volta na sexta-feira.

Aditi Ashok venceu este ano um torneio em St. Andrews, na Escócia, o St. Rule Trophy, e ainda passou o cut em 11 dos 12 torneios profissionais em que participou, com destaque para o Omega Dubai Ladies Masters do ano passado, um dos mais importantes eventos do Ladies European Tour.

Artigo escrito por Hugo Ribeiro, ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Semanário SOL