Programa de Desenvolvimento Juvenil – Ricardo Melo Gouveia Padrinho do Drive

O Nº1 NACIONAL JUNTA-SE A RICARDO SANTOS E PEDRO FIGUEIREDO, QUE ADERIRAM A ESTE PROJECTO DA FPG EM 2012

Ricardo Melo Gouveia aceitou juntar-se a Ricardo Santos e Pedro Figueiredo na família de “padrinhos” do Programa de Desenvolvimento Juvenil – Projecto Drive, da Federação Portuguesa de Golfe (FPG).

O nº1 nacional, que há três semanas ascendeu ao 1º lugar do ranking do Challenge Tour (Corrida para Omã) irá assim, disponibilizar-se sempre que lhe for possível para divulgar a modalidade nas várias acções que o Projecto Drive incrementa, como os ‘road-shows’ por centros comerciais de todo o país, acções de formação de professores de educação física, contactos com autarquias, visitas a escolas e torneios do Circuito Drive Liberty Seguros, o mais importante circuito juvenil português.

David Moura, o coordenador do Projecto Drive, juntou no Algarve todos os “padrinhos” para uma fotografia com a mascote do Programa de Desenvolvimento Juvenil, o sapo, mesmo antes dos jogadores viajarem ao Madeira Islands Open BPI.

«O Ricardo Melo Gouveia, o Ricardo Santos e o Pedro Figueiredo têm um palmarés desportivo incrível e Portugal precisa de exemplos nacionais para motivarem novos jovens a praticarem esta modalidade, que é novamente Olímpica em 2016», disse David Moura, que durante muitos anos foi também seleccionador nacional adjunto da FPG.

O Projecto Drive foi apresentado ao público em 2012 e atingiu «mais de 1,5 milhões de pessoas que viram os ‘road-shows’ nos centros comerciais, festivais juvenis, entre outros eventos de divulgação neste projeto. Demos primeiras noções de golfe a mais de 65 mil crianças e só os adultos aderiram menos, apenas cerca de 800».

«O objectivo destes ‘road-shows’ é o de promover a prática do golfe, principalmente junto dos mais jovens, mas, ao mesmo tempo, cativar os respectivos pais ou familiares. Temos a finalidade de mudar a opinião das pessoas em relação ao golfe, de criar uma cultura de golfe, pois muitos campos e clubes de golfe que apostam na juventude e no desenvolvimento da modalidade praticam preços por mês mais baratos do que outras modalidades comuns, só que a comunidade não está informada», acrescentou David Moura.

O coordenador nacional do Projecto Drive tem insistido também na formação de professores e nos contactos com as escolas: «Há mais de 100 escolas com material de golfe que divulgam o golfe no âmbito do Desporto Escolar. Estimamos que para no final do ano letivo de 2015/16 cerca de 20000 crianças tenham contacto com o golfe nas escolas, devido aos protocolos com nove Municípios em Portugal. E já ultrapassámos os 420 professores que tiveram formação creditada, ‘Golfe na escola, um novo desafio – nível 1’ e 110 possuindo já nível 2».

Quanto ao Circuito Drive Liberty Seguros, está dividido em zonas regionais, Norte Centro e Sul, e este ano inaugurou pela primeira vez um calendário competitivo nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, havendo uma final nacional entre selecções regionais para concluir a época.

Artigo escrito por Hugo Ribeiro, ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Semanário SOL