Não foi por acaso que Obama foi ao The Daily Show quatro vezes antes de ser eleito Presidente, primeiro como um ‘mero’ senador do Illinois e depois como candidato presidencial. O líder democrata e o seu staff reconheciam o poder e a influência de Jon Stewart no país e fora dele – com dezenas de milhões de telespectadores –, principalmente junto da comunidade jovem.
Além disso, entre os dois acabou por surgir uma certa amizade, uma ‘história de amor’, como escreveu o Los Angeles Times. Foi por isso que em dois momentos importantes da Presidência, em 2011 e em 2014, Jon Stewart foi chamado à Casa Branca para um encontro privado com Barack Obama. Não se sabe se foi para dar conselhos, ‘levar nas orelhas’ ou só para conversar, mas os encontros duraram uma hora cada.
A história foi revelada pelo Politico, que a confirmou junto de responsáveis da residência oficial do Presidente, em Washington. Segundo o site, a primeira vez que Stewart foi chamado aconteceu em Outubro de 2011, numa altura em que Obama enfrentava no Capitólio a resistência dos Republicanos em aprovar um pacote de quase 450 milhões de dólares para promover o emprego, benefícios fiscais e benefícios sociais. O Presidente trabalhava já também a reeleição para o segundo mandato.
Jon Stewart ficou surpreendido com a ‘chamada’ e terá dito a um assistente do Presidente, enquanto percorria os corredores até à Sala Oval, que se sentia como um miúdo a ser chamado ao director da escola.
Da segunda vez, em Fevereiro do ano passado, era a política externa que marcava a actualidade. Pouco depois do encontro de Stewart com Obama, o Presidente fez um discurso duro contra Vladimir Putin e a Rússia sobre os confrontos na Ucrânia e o controlo da Crimeia por parte dos russos.
Jon Stewart foi um grande influenciador junto da geração Milénio”, afirmou ao Politico Dag Veja, um ex-funcionário da Casa Branca, sublinhando que “os jovens confiaram nele pelo seu acompanhamento honesto das notícias, e o Presidente e o seu staff têm consciência disso”.
O ultimo The Daily Show com Jon Stewart, 16 anos depois da sua aparição, em 1999, vai para o ar na próxima semana, a 6 de Agosto. O seu substituto é o sul-africano Trevor Noah, que tem a sua estreia como apresentador principal do programa da Comedy Central a 28 de Setembro.