Mais de 90 esqueletos encontrados numa casa com 5000 anos

Os restos mortais de 97 seres humanos foram encontrados numa pequena casa com 5000 anos, no norte da China, lê-se no site do jornal britânico Daily Mail.

No espaço, com cerca de 20 metros quadrados, estão os esqueletos de jovens e adultos. OS investigadores do Instituto Cultural da Mongólia e do Centro de Investigação Arqueológica da Jillin University afirmam que este pode ter sido o resultado de um “desastre pré-histórico” e que as mortes podem ter sido provocadas por uma epidemia, explica o mesmo site.

De acordo com o site Livescience, a casa onde foram depositados os corpos – num local chamado Hamin Mangha, na Região Autónoma da Mongólia Interior, onde existem vários vestígios pré-históricos – acabou por arder. Os arqueólogos chegaram a esta conclusão a partir de vestígios encontrados nos ossos das vítimas. Estas nunca chegaram a ser enterradas e acabaram por ficar empilhadas por baixo dos destroços.

Agora, 5000 anos depois, os investigadores procuram arranjar uma resposta para o mistério: o que terá matado 90 seres humanos e porque é que ao abandono numa pequena casa?

joana.alves@sol.pt