Mas o que leva uma entidade do Estado a associar-se a uma marca? Segundo fonte da DGPC, "esta parceria faz sentido porque a Coca-Cola tem interesses comuns à DGPC, que se prendem com a salvaguarda, protecção e divulgação do património". Para a DGPC, a aceitação da proposta da marca foi simples uma vez que a marca de refrigerante tem mostrado, nos últimos anos, "preocupação com a defesa do património português", nomeadamente nas edições especiais das latas ‘Portugal Revisitado’, campanha à qual a DGPC também se associou.
O Convento de Cristo em Tomar, o Palácio da Pena em Sintra e as pinturas rupestres de Foz Côa (considerados Património da Humanidade pela UNESCO) foram os primeiros monumentos a decorar as latas, em 2012. A marca aproveitou os 500 anos da Torre de Belém (construída entre 1514 e 1519) para juntar este monumento à colecção. Além da Torre de Belém, o centro histórico do Porto e a floresta laurissilva da Madeira também integraram a lista dos escolhidos com ‘honras de lata’. Questionada se está receptiva a associar-se a mais marcas no futuro, a DGPC não fecha a porta: "Todas as parcerias que venham ajudar a cumprir a nossa missão serão bem-vindas".