Foi para contrariar este cenário que a Honda apresentou agora o seu mais recente projecto, o HR-V, com anúncio de chegada para o mês de Setembro.
Com linhas musculadas e um perfil de coupé, o que mais surpreende no HR-V são as suas dimensões acima da média, o que lhe permite ‘pular’ do segmento B até ao C para se bater numa luta bem interessante com o seu grande rival: o Nissan Qashqai. Os seus quase 4.300 metros de comprimento e os 2.019 m de largura têm ainda o dom de emprestar mais espaço ao habitáculo, muito bem recebido especialmente para quem viaja no banco traseiro. Quanto à posição de condução, e como é habitual num SUV, é elevada. Igualmente positivo é o sistema de rebatimento dos bancos – Magic Seat System -, que nos permite obter um compartimento de carga totalmente plano.
Quanto ao motor 1.6 i-DTEC confere ao Honda HR-V grande agilidade, quer na cidade quer em estrada, mostrando corresponder a qualquer solicitação do acelerador. Boa insonorização, boa suspensão, uma caixa rápida e o facto de oscilar pouco em curva são outros atributos que constituem mais-valias na luta com o seu mais directo rival.
No que se refere a ajudas à condução, o Honda HR-V coloca ainda à nossa disposição o sistema de travagem automática em cidade, alerta de colisão, reconhecimento de sinais de trânsito e assistência ao arranque em subida, entre outros. Enfim, uma opção muito interessante sem dúvida.
Honda HR-V 1.6i-DTEC
Motor diesel; 4 cilindros em linha
Cilindrada (c.c.) 1597
Potência combinada (cv/rpm) 120/ 4000
Transmissão dianteira; caixa manual de 6 veloc.
Compr./Larg./Altura (mm) 4294/ 2019/ 1605
Peso (kg) 1324
Velocidade máxima (km/h) 192
Aceleração (0 a 100 km/h) 0-100 km/h – 10,1 s
Consumo misto (litros/100 km) 4,1
Emissões CO2 (g/km) 104 g/km